Mulher é presa na Índia por comentário no Facebook

Shaheen Dhada, uma indiana de 21 anos, foi presa ontem por postar um comentÁrio no Facebook em que criticava o governo, enquanto sua amiga foi detida simplesmente por "Curtir" o mesmo post. As duas foram liberadas mais tarde com pagamento de fiança.


Shaheen Dhada e Renu Srinivasan foram presas nesta segunda-feira

"Pessoas como Thackeray nascem e morrem todos os dias e ninguém deveria ver a cidade fechar por causa disso", foi a frase de Dhada que resultou nas prisões. Ela se referia a Bal Thackeray, um político hindu que ajudou a fundar o partido Shiv Sena. Com a morte do líder no último sÁbado, a cidade de Mumbai ficou paralisada durante o fim de semana.

As mulheres pediram desculpas publicamente pelo comentÁrio, dizendo que não queriam "ferir os sentimentos de ninguém." A amiga de Dhada, Renu Srinivasan, disse mais tarde à CNN local que esperava manter sua família "a salvo" de qualquer violência com as desculpas. No domingo, a clínica médica de um tio de Shaheen Dhada foi invadida e vandalizada por um grupo de pessoas revoltadas na cidade de Panghai.

Neste último ano, o governo da Índia jÁ foi criticado em vÁrios casos por punir críticos das redes sociais. No mês passado, um executivo de 46 anos na cidade de Pondicherry, no sul do país, foi preso por criticar o filho do Ministro de Finanças indiano no Twitter. Na região de Bengala Oeste, o governo local prendeu um professor que havia mandado um email para amigos com um desenho que criticava a governadora Mamata Banerjee em abril. Ambos foram liberados sob fiança.

Em setembro, um cartunista foi preso por uma série de charges anti-corrupção, sendo acusado de "subversão". Neste caso, as acusações foram retiradas.

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.