ESET descobre o primeiro malware de SMS que atinge usuários brasileiros

UsuÁrios de Android em toda a América Latina, inclusive o Brasil, devem ficar atentos: os pesquisadores da ESET descobriram o primeiro cavalo-de-troia SMS que atinge a região. O malware, batizado de Boxer, inscreve a vítima automaticamente em serviços pagos de mensagens de texto.

Conforme a empresa, o Boxer atingiu pessoas em 63 países. Na América Latina, os países afetados, além do Brasil, são a Argentina, Chile, Peru, PanamÁ, NicarÁgua, Honduras, Guatemala e México.

Esse mesmo código malicioso chegou a se espalhar por alguns países disfarçado do navegador Firefox para Android. Segundo a ESET, ao todo, 22 aplicativos do Google Play estão infectados pelo trojan.


Reparem nas permissões: especialmente a de enviar SMS dentro da categoria dos serviços que custam dinheiro

Quando o usuÁrio baixa um deles e clica em aceitar a instalação, sem ler os Termos e Condições de Uso, automaticamente dÁ o consentimento para que seu equipamento seja inscrito em um serviço de SMS pago.

"A maioria dos Trojans SMS são capazes de só afetar determinados países porque os serviços de mensagens pagas variam de acordo com a operadora e o país" afirma Raphael Labaca Castro, coordenador de Educação e Pesquisa da ESET América Latina. "A informação obtida sobre o Boxer nos permite afirmar que não só representa um Trojan SMS capaz de afetar usuÁrios da América Latina, como também trata-se de uma ameaça com um amplo potencial de propagação e um grande espectro de atuação", explica.

Na prÁtica, o Boxer obtém os códigos numéricos de identificação por país e operadora - MCC (Mobile Country Code) e MNC (Mobile Network Code), respectivamente – dos smartphones, por meio do qual determina a localização do equipamento, assim como a operadora.

"Os usuÁrios precisam ficar mais atentos quando baixam aplicativos da internet. A simples leitura dos termos de uso, antes de aceitar a instalação, pode evitar que as pessoas sejam vítimas de golpes como o Boxer", destaca Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. O executivo ainda aconselha que as pessoas olhem com atenção suas contas de celular e, caso percebam algum gasto não autorizado, verifiquem se o aparelho foi infectado usando uma suíte de segurança móvel.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.