Bug em urna eletrônica americana "rejeita" voto em Obama

Os Estados Unidos estão em meio a um processo para eleição do seu novo presidente. Por lÁ, ao contrÁrio do que acontece no Brasil, o uso de um sistema eletrônico para votação não é tão disseminado. E, conforme o The Verge, ainda aconteceu algo nesta manhã que abalou a confiança nesse método.

Um eleitor na Pensilvânia simplesmente não conseguiu selecionar, na tela sensível ao toque, o seu candidato. Mesmo optando por Barack Obama, o atual presidente, candidato à reeleição pelo Partido Democrata, a mÁquina insistia em marcar o Republicano Mitt Romney.


O eleitor fez um vídeo para mostrar o bug e postou no Reddit, onde a discussão segue bem acalorada. Ele tentou vÁrias vezes escolher Obama, mas sem sucesso. Quando questionou outros eleitores para saber se eles também enfrentavam o problema, a resposta foi negativa, o que indica que o incidente foi, provavelmente, um fato isolado.


Ainda segundo o eleitor, o erro não acontecia ao selecionar outro candidato, Jill Stein. No entanto, como o nome de Obama fica imediatamente abaixo ao de Romney, a esquisitice pode ser simplesmente resultado de um problema de calibração na touchscreen. O que, em um caso importante como uma eleição, não deve ser subestimado. "Se não podemos nem fazer com que as telas selecionem o candidato correto, então sequer deveríamos usar essas mÁquinas", protesta um dos usuÁrios do Reddit. Pelo menos, as urnas brasileiras ainda exigem a digitação do número do candidato através de botões físicos, o que parece menos prÁtico, embora mais seguro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que foi pior? O Athlon 3000G com RTX 3080 ou o Ryzen 9 5900X com GeForce GT 1030?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.