Preço de smartphones, computadores e tablets pode subir até 10% em São Paulo

O preço de smartphones, tablets e computadores pode sofrer um aumento de até 10% em São Paulo após liminar concedida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, e requerida pelo Estado do Amazonas, que contesta os incentivos do ICMS concedidos pelo Estado paulista para produtos de tecnologia da informação. Esse incentivo ocasiona na redução ou na não-cobrança do imposto, o que prejudica a Zona Franca de Manaus, de acordo com o governador do Amazonas, Omar Abdel Aziz. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Humberto Barbato, essa decisão do STF irÁ gerar, provavelmente, uma guerra fiscal entre os Estados.


Aumento pode ser de até 10% dependendo da alíquota do ICMS (12% ou 18%)

As infraestruturas de telecomunicação, os servidores, monitores, impressoras, automação comercial, bancÁria e industrial, além de componentes semicondutores, também serão atingidos pela liminar, que, segundo Barbato, deixa a indústria em situação extremamente delicada e prejudica os planos de investimento no setor. "A guerra fiscal e a insegurança jurídica poderão, até mesmo, obrigar o governo de São Paulo a adotar medidas de retaliação", disse.

De acordo com o IDG Now, o presidente da ABINEE, em reunião com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, sugeriu a realização de uma reunião do Conselho de Política FazendÁria para debater a possível guerra fiscal.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.