Malware se espalha através de Skype para criar botnet

O Skype estÁ sendo usado por cybercriminosos para infectar computadores com o malware Dorkbot, que os adiciona a uma crescente rede de aparelhos comprometidos (também conhecida como botnet), de acordo com a empresa de segurança Sophos. O ataque é feito através de um link acompanhado pela mensagem, aparentemente enviada por alguém da lista de amigos do usuÁrio, em que se lê "lol is this your new profile pic?" ("haha esta é sua nova foto de perfil?").



Não é necessÁrio dizer que não, não é a sua nova foto de perfil (mesmo que você realmente tenha contatos que falem em inglês), mas uma variação do worm Dorkbot, que tem infestado o Facebook e o Twitter. Ele se instala no computador e permite que hackers tomem controle da mÁquina, adicionando-a a uma botnet ou até mesmo a "sequestrando" e exigindo resgate, jÁ que ele pode bloquear os usuÁrios. A praga então se espalha para mais pessoas mandando a mesma mensagem para todos na lista de amigos do recém-infectado.

O Skype garante que jÁ estÁ ciente da ameaça e que trabalharÁ rapidamente para diminuir o seu impacto, mas nada deve substituir o bom senso que se deve ter em qualquer lugar da internet. Nunca abra links suspeitos, mesmo que você conheça quem os enviou. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: César Massaki Teshima Soto

    César Massaki Teshima Soto

    Graduando de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, ganhou um Mega Drive aos 5 anos, mas nunca conseguiu fazer final em Sonic 2. Navegava pelas salas de bate papo nos tempos da internet discada e até hoje procura o disquete perdido com seu jogo salvo do América-MG no Elifoot 98.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.