Índice do Artigo

Notícias

Malware faz celular tirar foto secretamente a cada 2 segundos

Um aplicativo malicioso, escondido em um app legítimo, pode se instalar no celular e tirar fotos a cada dois segundos sem o consentimento do usuÁrio. As imagens são enviadas a um servidor remoto que monta uma imagem 3D de onde a vítima estÁ, proporcionando um retrato detalhado da localidade do usuÁrio.

A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e do Naval Surface Warfare Center, órgão de pesquisa ligado à Marinha americana. O malware, batizado de PlaceRaider, foi criado para mostrar que a tecnologia de “robô visual” jÁ estÁ ao alcance do mercado de telefonia móvel, demonstrando um dos perigos aos quais os usuÁrios estão expostos.

Conforme a BBC, o PlaceRaider pode infectar aparelhos com Android 2.3 ou superior e não usa só a câmera, como outros recursos. “Através do uso completamente oportunista da câmara de telefone e outros sensores, o PaceRaider reconstrói modelos tridimensionais de ambientes”, afirma o estudo publicado pelos pesquisadores.

“Ladrões à distância podem então 'baixar' o espaço físico, estudar o ambiente cuidadosamente e roubar objetos virtuais desse ambiente (como documentos financeiros, informações em telas de computadores e imagens sigilosas).” A imagem em 3D ainda permite que o controlador do app malicioso navegue pelo ambiente em busca de dados comprometedores do dono do aparelho.

Os estudiosos fizeram um teste com 20 estudantes voluntÁrios. Nenhum deles conseguiu perceber a atividade maliciosa do aplicativo. Os autores dizem que qualquer especialista em tecnologia com “recursos modestos” poderia criar um cavalo-de-troia semelhante ao desenvolvido no laboratório de Indiana. Por enquanto, porém, podem ficar tranquilos: ainda não hÁ nenhum indício de que algo semelhante tenha sido tentado.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções