Facebook deleta milhares de perfis fakes e "curtir" ilegítimos

O Facebook começou nesta semana a deletar milhares de usuÁrios fakes e "curtir" falsos. O número exato ainda é incerto, mas, conforme o The Verge, a quantidade de fãs de muitas pÁginas jÁ caiu drasticamente em um único dia.

Um exemplo é o da pÁgina Texas HoldEm Poker, da Zynga, que perdeu mais de 96 mil curtidas apenas ensta quarta-feira (26/09), segundo dados da PageData. As fanpages das cantoras Rihanna e Lady Gaga também sofreram quedas, embora menores: 31,7 mil e 22 mil, respectivamente.

A iniciativa veio cerca de um mês após o Facebook anunciar planos de acabar com contas e curtidas "fantasma", como parte de um esforço para garantir a autenticidade em toda a rede social. "Essas novas medidas incrementadas e automatizadas vão remover as curtidas compradas, geradas por malware, contas comprometidas e usuÁrios enganados", avisou a companhia.

O Facebook ainda garantiu que o impacto sobre as pÁginas vai ser mínimo e estimou um declínio de, no mÁximo, 1% na base de fãs. O que, até agora, se provou verdadeiro: embora as quase 100 mil curtidas a menos na pÁgina do Texas HoldEm Poker seja um número grande, não é muita coisa frente ao número total de fãs da pÁgina. São 63 milhões de pessoas, ou seja, as perdas representam apenas 0,15%.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.