Armazenamento de dados em peças de vidro pode chegar ao mercado em 2015

A Hitachi desenvolveu de um novo método de armazenamento resistente a calor e Água, capaz de durar "centenas de milhões de anos". Peças de vidro quartzo foram utilizadas para inscrever padrões de informação digital a laser, fazendo com que elas tivessem a mesma função de um HD ou SSD. A fabricante conseguiu armazenar 40MB por polegada quadrada, 5 MB a mais do que a média de um CD.



O laser grava as informações em até quatro camadas, utilizando pontos focais diferentes, sendo que a leitura é feita com um microscópio óptico. Adicionar mais camadas de armazenamento ao vidro não deve ser um problema, de acordo com pesquisadores entrevistados pela agência AFP.

Uma das vantagens desse novo método é longevidade. Os tipos de memória flash, óptica ou magnética que são utilizados por computadores nos dias de hoje têm vida útil limitada e são frÁgeis. A Hitachi disse que exemplares de sua memória em vidro, no entanto, conseguiram resistir à temperatura de 2000º Celsius por até duas horas.

A empresa estÁ desenvolvendo esta tecnologia em parceria com a Universidade de Kyoto e espera que a nova plataforma jÁ esteja no mercado em 2015. É provÁvel que a Hitachi ofereça o serviço a empresas antes que o consumidor comum possa encontrÁ-lo nas lojas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.