Trabalhadores franceses protestam no lançamento do iPhone 5

Hoje é o dia do lançamento do iPhone 5 e, como de costume, os fãs da marca fazem filas em frente às Apple Stores de vÁrias partes do mundo. Em Paris, na França, porém, não foram só os early adopters que chamaram a atenção. FuncionÁrios descontentes e cerca de 20 ex-funcionÁrios de distribuidoras independentes da Apple protestaram nas imediações da principal Apple Store da cidade, insatisfeitos com as políticas da empresa.

Algumas dessas distribuidoras chegaram a fechar as portas devido às dificuldades de competir com as próprias lojas da Apple.


Os manifestantes seguravam uma faixa branca em frente à entrada principal da loja, dizendo: "Apple, os seus desempregados estão na rua".

Três funcionÁrios da Apple em greve também se juntaram às manifestações, segundo informações da Reuters. Eles reclamam da recusa da empresa em oferecer benefícios, como vales-refeição e o pagamento anual do 13º terceiro salÁrio. "EstÁ estragando um pouco a festa", disse um entusiasta da Apple, François Oge, de 17 anos.

Os manifestantes foram mantidos distantes por bloqueios e um grupo de policiais. "Nós fomos aqueles que introduziram a Apple na França 30 anos atrÁs e hoje eles estão nos matando pouco a pouco, estão nos estrangulando com sua política de abrir lojas da Apple", afirmou a porta-voz dos trabalhadores, Patricia Allouche.

O desemprego na França jÁ estÁ na maior taxa em 13 anos, de pouco mais de 10 por cento, com um grande número de empresas preparando-se para mais demissões.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.