SanDisk anuncia cartões CompactFlash 4 vezes mais rápidos

A SanDisk revelou hoje que começou a desenvolver cartões de memória flash baseados na nova especificação CFast2.0, apresentada pela CompactFlash Association (CFA). O novo padrão permite à nova geração de aplicativos para fotos e vídeos alcançar um desempenho até quatro vezes superior ao dos cartões de memória CompactFlash atualmente utilizados em câmeras DSLR e outros dispositivos de imagem.

"Os cartões de memória CFast2.0 ajudarão a conduzir o futuro dos aplicativos de fotografia e vídeo profissionais", afirmou Shuki Nir, vice-presidente sênior e gerente geral de varejo da SanDisk. "Com a especificação de desempenho incomparÁvel do CFast2.0, a memória flash pode entrar agora em novos mercados, como o de TVs de alta definição e até mesmo produções de cinema", completou.

Os novos cartões devem atender ao mercado de vídeo profissional, que jÁ utiliza conteúdos em 2K de resolução e começa a se adaptar à adoção do formato 4K full frame em ambientes de produções de alta qualidade. As especificações dos recursos do CFast2.0 oferecem desempenho teórico de até 600 MB/s o que, conforme a SanDisk, é a velocidade necessÁria para capturar uma série de fotos em alta resolução e transferi-las rapidamente para o computador.


A família CompactFlash vai ganhar novos membros bem mais poderosos

As especificações do CFast2.0 ainda suportam aplicativos avançados de vídeo, por meio de uma largura maior de banda em sua interface e níveis mais elevados de Garantia de Desempenho de Vídeo (Video Performance Guarantee), para atender aos requisitos de ambientes de produção digital intermediÁrios comprimidos 2K e 4K.

"Os fotógrafos profissionais, cinegrafistas e cineastas demandam câmeras com especificações cada vez mais poderosas para ajudÁ-los a soltar a sua criatividade", afirmou Masaya Maeda, diretor e chefe executivo da divisão Operações da Comunicação de Produtos de Imagem da Canon. "Com um desempenho extremamente veloz, os cartões de memória CFast2.0 nos permitirão desenvolver a próxima geração de câmeras com recursos ainda mais poderosos do que as que atualmente suportam cartões CompactFlash".

Atualmente, a SanDisk estÁ disponibilizando o novo cartão para fabricantes de câmeras para testes. Com esse processo, as empresas poderão projetar e otimizar os dispositivos de próxima geração que vão começar a utilizar as novas especificações. De acordo com a companhia, espera-se que, em pouco tempo, apareçam câmeras com resolução de 40 megapixels, que podem sobrecarregar rapidamente as taxas de transferência e disparos dos atuais cartões de memória CompactFlash.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.