NVIDIA Experience Day apresenta as últimas novidades tecnológicas em GPUs

A NVIDIA apresentou a sua nova geração de produtos e tecnologias para a imprensa brasileira durante o NVIDIA Experience Day, evento realizado na sede da NVIDIA em São Paulo. Além de sua linha de placas de vídeo, a empresa falou sobre seus produtos para o mercado de dispositivos móveis, e também ocorreram anúncios de novos equipamentos com tecnologia NVIDIA, lançados pela ASUS, que estarão disponíveis no Brasil nos próximos meses.


Richard Cameron, Country Manager da NVIDIA Brasil, abriu a apresentação para a imprensa

A empresa começou a apresentação falando sobre sua mais nova geração de chips grÁficos, a Kepler. "Com o lançamento das placas GTX 650 e 660, completamos nossa nova geração de GPUs", explica Richard Cameron, Country Manager da NVIDIA Brasil.  Para tornar possível o ganho de performance, em relação a geração passada, a empresa seguiu uma nova estratégia: "Ao invés de continuar aumentando clocks, incluímos mais núcleos trabalhando em frequências normais. Com isto, conseguimos mais performance, e ao mesmo tempo um desempenho por watt duas vezes superior", explica Nick Stam, diretor técnico de marketing da NVIDIA.

- Continua após a publicidade -

A empresa também falou um pouco do futuro dos games em PCs, e das vantagens deste suporte para os gamers. "O mercado de PCs irÁ superar o de consoles, e esta estimativa do IDC considera também a chegada de uma nova geração. Mesmo com a chegada da nova geração de consoles, o PC irÁ tomar a liderança", explica Stam. Segundo ele, cada vez mais games com suporte as novas tecnologias devem chegar ao mercado, com recursos como TXAA, DirectX 11, VSync e PhysX.

Durante a apresentação, a NVIDIA apresentou o clipe Samaritam, uma demonstração da futura Unreal Engine. Segundo o diretor de marketing da empresa, antes eram necessÁrias três GTX 580 em SLI para rodar este clipe com qualidade satisfatória, enquanto hoje, com o ganho de performance da nova geração, uma GTX 680 jÁ basta para renderizar esta demonstração.

Facilitar a escolha
"Por muitos anos, as pessoas perguntavam por 'placas de 16MB'. Ainda hoje, os consumidores chegam na loja e ainda perguntam por 'uma placa de 1GB'", explica  Richard Cameron . "Sabemos que esta não é a melhor forma de se decidir por uma GPU, mas também pode haver neste processo a nossa culpa, e é aí que vamos atuar para mudar este quadro".

"Hoje, a empresa vai buscar simplificar a escolha, dividindo nosso produtos em linhas bastante claras, sendo que a GTX é voltada para quem busca uma placa para games. Dentro da linha GTX existem modelos diferentes, e para isto iremos entrar em contato com lojistas para que eles sejam capazes de auxiliar o consumidor na hora de decidir pela melhor placa, para os games que ele gosta.", explica Richard.

- Continua após a publicidade -

Além da linha GTX, a NVIDIA também possui a linha GT, que serÁ direcionada aos consumidores que desejam aproveitar os benefícios de uma placa de vídeo dedicada, para o uso cotidiano e consumo de conteúdos como multimídias, mas que não necessita de uma placa com potência para games.

GrÁficos Integrados são insuficientes
Falando sobre a evolução dos grÁficos integrados em processadores, presentes a partir da geração Sandy Bridge da Intel e as APUs da AMD, a NVIDIA destacou as vantagens que o consumidor obtém ao incluir uma placa de vídeo dedicada em seu computador. "Por mais que as iGPUs (placas de vídeo integradas) evoluam a cada nova geração, os games também se tornam mais complexos. Hoje, 43% dos jogos não podem ser jogados de forma satisfatória nos processadores Ivy Bridge", explica Stam.

 Apresentação de Nick Stam durante o NVIDIA Experience Day

Esta conclusão estÁ presente em uma pesquisa realizada pelo NP DATA, que testou os games mais populares do STEAM, verificando se era possível rodar o game a, no mínimo, 30 FPS médios, em baixa qualidade e resolução mínima na proporção 16:9. Quando considerado apenas games com DirectX 11, os grÁficos integrados passam a rodar apenas 40% dos games.

Além de games, a NVIDIA também destacou a vantagem das placas grÁficas dedicadas em atividades diversas, como edição de fotos, navegar na internet e consumo de multimídias, características disponíveis desde as placas de entrada. "No começo da popularização dos computadores, os consumidores utilizavam apenas um critério: o preço. Hoje, os consumidores jÁ estão trocando seu PC buscando uma 'experiência premium', com características como uma placa de vídeo dedicada", conta Richard Camerom.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.