Membro do Anonymous é preso durante video chat após ameaçar FBI

Um vídeo publicado no Youtube mostra a prisão de um porta-voz do grupo hacker Anonymous, Barret Brown, que aconteceu nesta quarta-feira enquanto ele participava de uma videoconferência. Os gritos da ordem de prisão, que foi feita pela polícia de Dallas, podem ser ouvidos apesar de a câmera ter sido desligada quando o apartamento foi invadido. 

O site PC World confirmou com a polícia de Dallas que Brown foi preso às 23h do horÁrio local e foi transferido para um prédio do FBI horas depois. A porta-voz da agência federal americana, no entanto, disse que o FBI não iria comentar o assunto.

Apesar de nenhuma razão tenha sido divulgada oficialmente, a prisão pode ter acontecido por causa de um vídeo divulgado por Brown no Youtube na mesma data em que foi preso. Na gravação, intitulado "Porque eu destruirei o Agente do FBI Robert Smith, Parte Três", ele acusa o oficial de processar sua própria mãe por obstrução de justiça. O caso envolveria um laptop que o hacker tentou esconder das autoridades. Abaixo, disponibilizamos o vídeo inteiro, de 13 minutos.

- Continua após a publicidade -

Antes de fazer parte do grupo Anonymous, Brown fez reportagens sobre o grupo o Anonymous trabalhando como jornalista. Ele disse à PC World que jÁ trabalhou para publicações como Vanity Fair e Huffington Post. Por algum tempo, ele passou a se apresentar como porta-voz do coletivo hacker, escrevendo releases para a imprensa e oferecendo entrevistas em nome da iniciativa. Sua atuação nem sempre foram bem vistas por outros membros do Anonymous, que preocupavam-se com a atenção excessiva que ele estava atraindo para o grupo. Em uma entrevista no ano passado, Brown disse que estava deixando suas atividades no Anonymous para trabalhar em um projeto pessoal.

A prisão jÁ provocou retaliações de outro grupo hacker, o AntiSec, que divulgou nomes, endereços, telefones pessoais e números de cartão de crédito de supostos funcionÁrios do governo americano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.