Intel incentiva desenvolvedores de software a embarcarem na era da computação transparente

Hoje, durante o Intel Developer Forum (IDF), Renée James, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Software e Serviços da Intel Corporation, delineou sua visão sobre a computação transparente. Esse conceito é possível apenas por meio de um ecossistema de desenvolvimento "aberto" onde os desenvolvedores de software escrevem códigos que rodam em múltiplos ambientes e dispositivos. Essa abordagem reduzirÁ os desafios financeiros e técnicos que os desenvolvedores enfrentam atualmente.

"Com a computação transparente, os desenvolvedores não precisarão mais escolher um ambiente ao invés de outros para manter a lucratividade e continuar a inovar", declarou James. "Os consumidores e empresas são desafiados pela grande quantidade dispositivos e ambientes maravilhosos, porém incompatíveis, disponíveis atualmente. Não se trata apenas da mobilidade, da nuvem ou do PC. O que realmente importa é que quando todos esses elementos se reúnem em uma experiência atraente e transparente para o usuÁrio, em qualquer plataforma, e que se estende para ambientes e arquiteturas de hardware. Os desenvolvedores que abraçarem essa realidade serão os que continuarão relevantes".

Os desenvolvedores de software atualmente são forçados a escolher entre diferentes mercados, fornecer inovações ou permanecer lucrativos. Ao fornecer o melhor desempenho com as ferramentas, soluções de segurança e canais de distribuição economicamente favorÁveis da Intel para múltiplas plataformas, as empresas continuarão em uma posição de liderança na definição e suporte ao ecossistema de software aberto.


Desenvolvendo aplicações que rodem em vÁrios dispositivos

Ao mesmo tempo em que os desenvolvedores expressam regularmente o desejo de programar apenas uma vez e rodar em múltiplas plataformas, atualmente existe pouco incentivo para qualquer administrador desses ambientes que forneçam suporte para múltiplas plataformas. Isso é fundamental para a estratégia da Intel de oferecer vÁrias opções de sistemas operacionais, e a empresa acredita que a solução para o desafio de múltiplas plataformas é o HTML5. Com ele, os desenvolvedores jÁ não precisam mais fazer trocas entre lucratividade e participação de mercado ou o fornecimento de inovação em seus produtos. Os consumidores se beneficiam ao permitir que seus dados, aplicativos e identidade façam uma transição perfeita entre sistemas operacionais ou ambientes de dispositivos.

Durante seu discurso, James enfatizou a importância do HTML5 e padrões relacionados, e que a implementação dessa tecnologia pelos desenvolvedores deveria permanecer aberta para fornecer um ambiente robusto para o desenvolvimento de aplicativos. James reforçou o compromisso da Intel com o HTML5 e o JavaScript ao anunciar que a Mozilla, em colaboração com a Intel, estÁ trabalhando em uma implementação ativa da tecnologia River Trail. Ela jÁ estÁ disponível para download como um plug-in e se tornarÁ nativa nos navegadores Firefox para levar o poder da computação paralela aos aplicativos Web em 2013.

Segurança Intel fornece uma vantagem inerente

A segurança da Intel fornece uma vantagem inerente em termos de abordagem. Por mais de uma década, a Intel aplicou a sua liderança tecnológica para proteger plataformas e manter a computação segura, de dispositivos e redes à data Centers. Atualmente, a empresa amplia a eficÁcia da segurança ao combinar soluções de segurança de hardware e software e co-projetar produtos com a McAfee. James convidou o Co-presidente da McAfee, Michael DeCesare, pra unir-se a ela no palco para enfatizar o importante papel da segurança quando o cenÁrio de ameaças continua a se tornar mais complexo tanto em termos de volume, quanto de sofisticação. DeCesare também destacou a oportunidade para que os desenvolvedores participem da proteção da indústria.

Abordando o caminho que a McAfee estÁ tomando com a Intel, DeCesare discutiu a importância da compreensão sobre o caminho que a computação estÁ tomando como um todo. Ele citou exemplos que incluem a mudança dos aplicativos para a nuvem, bem como a busca dos departamentos de TI por maneiras para reduzir o consumo de energia e enfrentar os desafios associados aos grandes dados e a consumerização da TI. DeCesare também destacou a importância da manutenção da experiência do usuÁrio e apresentou o software de segurança McAfee Anti-Theft. Projetado para proteger as propriedades e informações pessoais dos consumidores em Ultrabooks, essa última inovação é um esforço colaborativo com a Intel para desenvolver software antirroubo usando as tecnologias da Intel que fornecem proteção de dispositivos e dados.

De Cesare reiterou a oportunidade para os desenvolvedores por meio da McAfee Security Innovation Alliance (SIA). O programa de parceria tecnológica ajuda a acelerar o desenvolvimento de produtos de segurança interoperÁveis, simplificar a integração desses produtos e fornecer soluções para maximizar o valor dos atuais investimentos dos clientes. O programa também busca reduzir tanto o tempo para a resolução de problemas, quanto os custos operacionais.

Acesso aos recursos facilitado para os desenvolvedores

James também anunciou o Intel Developer Zone, um programa projetado para fornecer aos desenvolvedores e empresas de software um único ponto de acesso a ferramentas, comunidades e recursos a fim de ajudÁ-los no engajamento com os parceiros. O atual ecossistema de software estÁ repleto de desafios e oportunidades em Áreas como a tecnologia por detrÁs das novas experiências de usuÁrios e as expectativas relacionadas às telas sensíveis ao toque, requisitos de duração da bateria, segurança de dados e acessibilidade em nuvem. O foco do programa é o fornecimento de recursos para ajudar os desenvolvedores a aprender e abraçar essas mudanças no mercado e maximizar os esforços de desenvolvimento para diversos formatos, plataformas e sistemas operacionais.

- Recursos de Desenvolvimento: Ferramentas de software, capacitação, guias para desenvolvedores, amostras de códigos e suporte ajudarão os desenvolvedores a criar novas experiências de usuÁrio para muitas plataformas. No quarto trimestre desse ano, o Intel Developer Zone apresentarÁ o HTML5 Developer Zone com foco em aplicativos para múltiplas plataformas, guiando os desenvolvedores pelas atuais implementações de aplicativos HTML5 para Apple iOS, Google Android, Microsoft Windows e Tizen.

- Recursos para empresas: As oportunidades para a distribuição e venda global de software estarÁ disponível via Intel AppUp Center e recursos de marketing. Os desenvolvedores podem enviar e publicar seus aplicativos para múltiplas lojas afiliadas ao Intel AppUp Center para Ultrabooks, tablets e desktops. O Intel Developer Zone também fornece oportunidades para a conscientização e a descoberta por meio da Rede de Empresas de Software, demonstrações de produtos e programas de marketing.

- Comunidades ativas: Com o Intel Developer Zone, os desenvolvedores podem se engajar com especialistas em seu campo – tanto da Intel, quanto da indústria – para compartilhar conhecimento, obter apoio e construir relacionamentos. Na comunidade do Ultrabook, os usuÁrios encontrarão os principais desenvolvedores compartilhando ideias e recomendações sobre como criar aplicativos atraentes para os mais novos Ultrabooks com sensores e capacidades de toque com o Windows 8.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.