Chefe do departamento de produtos da Intel descreve o futuro das CPUs de baixo consumo

O chefe do departamento de produtos da Intel Corporation, David Perlmutter, descreveu hoje como os processadores de baixo consumo, começando com a 4ª geração da família do processador Intel Core, disponível no próximo ano, estabelecerÁ um novo padrão para as experiências de computação móvel, bem como para designs inovadores de Ultrabooks, tablets e dispositivos conversíveis.


A keynote de David Perlmutter abriu o primeiro dia do IDF 2012

Discursando no Intel Developer Forum em San Francisco, Perlmutter disse que a Intel reduziu o consumo em estado inativo da 4ª geração da sua família do processador Intel Core, baseada na próxima geração da microarquitetura "Haswell", em mais de 20 vezes em relação à 2ª geração (Sandy Bridge), ao mesmo tempo em que oferece desempenho e capacidade de resposta excelentes. Segundo ele, a Intel incluirÁ uma nova linha de processadores com consumo ainda menor baseada na mesma microarquitetura em seus planos de produtos a partir de 2013.

Os novos produtos destacam o foco da empresa para reduzir agressivamente o consumo de energia a fim de aumentar a duração da bateria e habilitar uma nova onda de designs móveis, ao mesmo tempo em que continua melhorando o processador, o desempenho e os grÁficos.

- Continua após a publicidade -

"A 4ª geração da família do processador Intel Core e a nossa nova linha de processadores de baixo consumo inaugurarão uma era de inovação sem precedentes para a computação móvel" disse Perlmutter. "Nosso foco para oferecer um consumo de energia ainda menor com o ótimo desempenho pelo qual nossos processadores são conhecidos é tão fundamentalmente significativo quanto quando mudamos nosso foco de desenvolvimento para além da velocidade bruta do processador em 2001. Como resultado, você verÁ nossos clientes oferecendo designs conversíveis elegantes, bem como experiências radicalmente inovadoras em uma quantidade crescente de dispositivos móveis".

Novas experiências móveis e designs conversíveis
Desde que a Intel criou e investiu no ecossistema para a nova categoria dos Ultrabooks, no ano passado, houve uma inovação na computação pessoal. Mais de 140 designs diferentes de Ultrabooks estão em desenvolvimento, dos quais muitos são conversíveis, com mais 70 equipados com a 3ª geração dos processadores Intel Core atualmente disponíveis no mercado.

Quando a 4ª geração da família do processador Intel Core de 22nm da empresa chegar ao Ultrabook e outros PCs em 2013, ela oferecerÁ suporte para a Intel HD graphics, novas instruções para criptografia e aumento do desempenho, novas funcionalidades de segurança baseadas em hardware e processadores capazes de funcionar em estados de baixo consumo, possibilitando uma maior duração da bateria.

Veja um vídeo demonstrando o desempenho do Intel HD Graphics com games 

Para estimular ainda mais a inovação para a computação móvel, os novos chips de baixa potência da Intel baseados na microarquitetura "Haswell" ampliarão os planos de mobilidade da empresa, operando inicialmente com cerca de 10 watts para habilitar designs mais finos e leves para Ultrabooks, tablets e designs conversíveis com melhor desempenho e maior duração da bateria.

- Continua após a publicidade -

Voltando sua atenção para a mobilidade total, Perlmutter detalhou como a Intel oferece as melhores opções para cada experiência móvel. Chegando em breve, a próxima geração do processador IntelAtom (codinome "Clover Trail"), é uma nova arquitetura system-on-chip (SoC) especificamente arquitetada para o Windows 8 . Baseada no processo tecnológico de 32nm da Intel, ela equipa tablets e sistemas conversíveis leves, conta com uma ótima duração da bateria e tecnologia always-on em designs elegantes.

 Diversos de Ultrabooks híbridos vem sendo anunciados recentemente, como o Serie 5 Slate, da Samsung

Perlmutter também falou sobre as vantagens dos dispositivos com Windows 8 baseados em Intel, ressaltando que os tablets e conversíveis equipados com Intel Atom e Intel Core oferecerão uma série de novos recursos, de capacidades avançadas de mídia à segurança para o mercado de soluções para o mercado vertical, além do suporte para os muitos aplicativos escritos para os processadores da Intel, retendo assim os investimentos em software de departamentos de TI e consumidores. "Acreditamos que o Windows 8 na arquitetura Intel oferecerÁ a melhor experiência, desempenho e compatibilidade entre plataformas computacionais", disse o executivo.


Experiências computacionais intuitivas e naturais
A experiência de computação pessoal estÁ mudando para um modelo de computação perceptiva, onde os dispositivos contarão com sentidos similares aos dos humanos para perceber as intenções do usuÁrio. Segundo Perlmutter, a Intel estÁ focada agora em levar essas capacidades para suas plataformas atuais, e continuarÁ a fazê-lo no futuro.

Perlmutter convidou a comunidade de desenvolvedores para trabalhar com a Intel para levar a próxima onda de capacidades da computação perceptiva para as plataformas baseadas em Intel Core, com o lançamento do primeiro Kit beta para o Desenvolvimento de Software para a Computação perceptiva da Intel (SDK). O SDK, cujo lançamento estÁ previsto para o começo do próximo trimestre, permitirÁ que desenvolvedores de hardware e software levem a interação por gestos e o reconhecimento facial e de voz, e a realidade aumentada à vida em PCs e Ultrabooks baseados nos atuais e futuros processadores Intel Core.

 Mais informações sobre o evento estão disponíveis no link oficial do IDF 2012.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor lançamento de game em julho de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.