Para evitar proibição da linha Galaxy, Samsung diz que Android não é tão bom quanto iOS

As disputas judiciais entre a Apple e a Samsung geraram uma situação, no mínimo, inusitada nesta sexta-feira (07/09) durante uma audiência na corte de Haia, na Holanda. A coreana alegou que o modo com o qual o Android lida com gestos multitouch é inferior ao iOS, em uma tentativa de evitar a proibição das vendas dos smartphones da linha Galaxy no país.

A Apple alega que a rival infringe uma patente que impede que o usuÁrio toque simultaneamente duas opções na tela, descartando gestos acidentais. Por isso, além de impedir as vendas, a Apple quer que a justiça holandesa ordene um recall de todos os Galaxys com Android 2.3 ou superior. Com isso, o prejuízo para a Samsung pode ser enorme em toda a Europa, uma vez que o centro de distribuição da empresa para a região estÁ localizado justamente na Holanda.

Conforme o PC World, tanto o iOS quanto o Android conseguem evitar toques adicionais em certas aplicações. Um dos advogados da Samsung alega que o sistemas são diferentes, jÁ que no Android o recurso funciona de forma mais hierÁrquica. Bas Berghuis van Woortman, que trabalha na defesa da coreana, reconhece que a tecnologia da Apple "é uma ótima invenção", mas bem diferente da aplicada no sistema do Google, que, em suas palavras, é mais complexa e trabalhosa inclusive para os desenvolvedores.

Curiosamente, para prosseguir com o pedido de proibição das vendas, a Apple praticamente elogiou o concorrente. "Eles dão a entender que usam uma solução inferior, mas isso simplesmente não é verdade", afirmou Theo Blomme, advogado da Apple. Ele ainda disse que a técnica usada no Android resolve "situações de conflito" com múltiplos toques de forma idêntica ao iOS.

Esta é a segunda vez em que a Apple entra com uma ação contra a Samsung na Holanda por causa dessa patente. No ano passado, a justiça do país negou uma injunção preliminar contra os produtos da coreana. A maçã, aliÁs, luta pela mesma patente contra a HTC e a Motorola na Alemanha e no Reino Unido.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.