Nvidia trabalha em suporte para o Linux com linha Optimus

Pode até ser que o Linus Torvalds, presidente da Linux, não tenha o melhor relacionamento com a Nvidia. Ele até jÁ mandou a empresa para "aquele lugar" pelo fato de a empresa ter cooperado tão pouco com a plataforma de cógido aberto desde que entrou para a Linux Foundation.  O fato é que a Nvidia estÁ finalmente aprimorando o suporte de seus produtos para sistemas com código aberto. Ficamos sabendo disso através do site PC World, que descobriu um email de um programador de softwares Nvidia, Aaron Plattner, revelando que a empresa estÁ trabalhando para oferecer este suporte.


A fabricante estÁ trabalhando para que o sistema Linux seja compatível com o Optimus, uma tecnologia que conserva a bateria dos notebooks alternando o processamento grÁfico entre dedicado e integrado de acordo com a demanda.

"Estive experimentando com o suporte para RandR 1.4, provedor de interface de objeto do Dave Airlie, para que os laptops baseados no Optimus consigam usar nosso driver para administrar a GPU dedicada e a tela a partir da GPU integrada", relatou Plattner no email, onde pedia conselhos dos desenvolvedores de software em código aberto. O email também revela que jÁ existe uma prova de conceito, um modelo provando que a função pode ser utilizada em código aberto, embora não tenha sido necessariamente implementada na prÁtica.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.