Índice do Artigo

Notícias

Usuários de torrent podem ser monitorados, diz estudo

Um estudo da Universidade de Birmingham descobriu que existe uma probabilidade enorme de que usuÁrios do BitTorrent, protocolo de rede que é usado para fazer download de grandes arquivos, estejam sendo vigiados enquanto utilizam o serviço. A pesquisa foi divulgada pelo site The Inquirer.

O estudo descobriu que qualquer download de arquivo torrent pode ser identificado por agências externas em apenas três horas. Os autores explicam que o monitoramento é uma reação à pirataria que acontece nas redes que utilizam o BitTorrent. Esse combate é promovido por donos de copyright que procuram usuÁrios infringindo esse direito.

Existem dois tipo de monitoramento identificado pela pesquisa. O primeiro chama-se monitoramento indireto, que utiliza algumas evidências, como o mesmo endereço de IP em vÁrios dispositivos pares, para descobrir se um computador fez download ou upload de arquivos. 

 

Outro método é o monitoramento direto, quando a agência faz o monitoramento de dentro da rede e participa do trÁfego. Esta opção pode trazer resultados mais precisos, mas dificilmente seria capaz de comprovar pirataria.

Cerca de dez organizações foram encontradas monitorando usuÁrios nesta pesquisa. Algumas tentaram disfarçar suas intenções enquanto outras alegaram ser empresas de segurança.

Os pesquisadores deram a dica, para quem quiser se proteger desse tipo de monitoramento, de usar programas com eficiência comprovada empiricamente no bloqueio, e não meramente especulativas.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções