Samsung vai inspecionar fornecedores chineses em busca de trabalho infantil

Depois de vÁrias polêmicas envolvendo a Apple e as mÁs condições de trabalho na Foxconn, agora é a vez da Samsung procurar irregularidades em suas fornecedoras. A coreana anunciou hoje que vai inspecionar 250 fabricantes chinesas terceirizadas para garantir que não exista desrespeito às leis trabalhistas.

O que motivou a ação foi uma denúncia de trabalho infantil. Conforme a Reuters, o grupo China Labor Watch, com sede em Nova York, nos Estados Unidos, acusou uma das fÁbricas, que fornece telefones e DVDs para a Samsung, de usar mão-de-obra infantil, com sete operÁrios menores de 16 anos.

Por enquanto, a Samsung fez uma auditoria em uma fÁbrica da HEG Electronics em Huizhou e não encontrou trabalhadores abaixo da idade permitida. A empresa, porém, admitiu que encontrou vÁrios exemplos de mÁ gestão e prÁticas perigosas, como horas-extras além do permitido pela legislação local, multas por atrasos e faltas e medidas de segurança insuficientes.

"A Samsung exigiu à HEG que imediatamente melhorasse as condições de trabalho (...)", diz o comunicado da coerana. Além disso,  "se a HEG não atender à política de tolerância zero da Samsung sobre trabalho infantil, o contrato serÁ imediatamente rescindido."

A medida da Samsung une-se à iniciativa da Apple, que aceitou investigar violações de direitos entre os 1,2 milhão de trabalhadores chineses, e pode mudar a maneira como as gigantes de tecnologia fazem negócios na China. A gigante de Cupertino afirmou que iria bancar parte de uma série de melhorias nas fÁbricas da Foxconn, que ainda prometeu dobrar os salÁrios até o fim do ano que vem.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor lançamento de game em julho de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.