Intel Haswell terá regulador de tensão integrado ao die da CPU

A próxima geração de processadores da Intel, codinome Haswell, trarÁ, dentre outros destaques, uma novidade que estÁ dando o que falar (principalmente aos overclockers de plantão).

Chamado de FIVR (Fully Integrated Voltage Regulator), o recurso tem como objetivo integrar o fornecimento de energia para o encapsulamento do processador e die. As atuais CPUs do mercado trabalham através de reguladores de tensão PLL.

A Intel afirma que colocando o FIVR no die/encapsulamento do processador, simplificarÁ o projeto energético da plataforma, reduzindo o atual modelo de 5 reguladores de tensão para apenas um. Além disso, haverÁ uma redução no custo de fabricação em alguns centavos de dólares (fator bastante considerÁvel se for levado em conta a fabricação de milhões de CPUs).

Vale ressaltar, por fim, que o FIVR estÁ gerando uma discussão entre os overclockers. A questão é que não se sabe até que ponto o recurso interferirÁ nos ajustes de tensão de energia, vitais para o OC. Em tese, ajustes em tensões em componentes fisicamente integradas à CPU é bem mais complexo e difícil que os reguladores soldados à placa mãe.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.