Índice do Artigo

Notícias

AMD libera novas informações sobre a geração de CPUs "Steamroller"

Hoje, durante a apresentação do CTO da AMD, Mark Papermaster, a empresa divulgou mais informações sobre a futura geração de processadores da AMD, a Steamroller. Enquanto a geração Piledriver buscou incorporar as tecnologias de vídeo integrado, com a família Trinity de APUs, a Steamroller serÁ a primeira atualização da arquitetura Bulldozer, muito criticada na época de seu lançamento (e que ganhou até um espaço no nosso Top 10: Os maiores fails da tecnologia).

Com a atualização da arquitetura, a empresa espera conseguir a performance e a eficiência que desejava com o lançamento da arquitetura Bulldozer. A geração Piledriver trouxe melhorias na eficiência energética, mas performance não recebeu melhorias, algo que a empresa tem como objetivo na futura geração de CPUs.

Uma das principais mudanças dos processadores Steamroller é a duplicação dos decodes em cada módulo. As mudanças nesta arquitetura buscam reduzir a desvantagem dos processadores em relação a concorrência, entregando até 30% mais operações por ciclo, com a inclusão de um decode para cada integer pipe, aumento do tamanho da cache de instruções e um dispatch mais eficiente.

A AMD busca resolver uma das principais deficiências de seus processadores, no comparativo com a Intel, com esta mudança. Enquanto uma CPU Intel i7 conseguia entregar 16 instruções com quatro núcleos, os AMD FX se limitavam a 8 instruções neste mesmo número de núcleos, uma das sérias desvantagens dos processadores em relação ao concorrente. 

Apesar do ganho de performance, a AMD afirma que esta nova arquitetura entregarÁ um consumo por operação de 15 a 30% menor que a geração anterior de processadores. As CPUs Steamroller chega ao mercado em 2013, com transistores de 28 nanômetros.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções