Veja o preview, novo recurso que estará na próxima versão do Ubuntu

Ao poucos a próxima versão do sistema Ubuntu, a 12.10 (codinome Quatal Quezal), vai ganhando corpo. O OS, que por hora nem chegou a sua versão beta, jÁ tem sua primeiro novidade na interface revelada: o preview tornarÁ possível visualizar uma série de dados dos arquivos, antes de abrí-los.

Apesar do nome não ser nem um pouco criativo, o novo recurso visual é bastante interessante: ao clicar com o botão direito, é aberto um painel com informações sobre o arquivo, com um layout diferenciado de acordo com o tipo de arquivo que estÁ sendo visualizado.

Um exemplo é o painel de uma arquivo de música, onde clicar com o direito abre uma janela com a capa do Álbum, a lista de todas as músicas e atalhos para executar as faixas. Esta interface possui uma API bastante customizÁvel, que pode ser embarcada em outros aplicativos. Dentro da Ubuntu One Music, loja de venda de músicas do sistema, esta mesma interface abre uma janela com uma versão demonstração das faixas, e um link rÁpido para compra e download das músicas.

Com variantes para cada tipo de arquivo, a tela de preview pode mostrar desde a classificação do aplicativo, até miniaturas e primeiro parÁgrafo de arquivos de texto. A primeira versão beta do novo Ubuntu chega em 6 de setembro, e possivelmente jÁ terÁ este recurso para "degustação". O Ubuntu 12.10 estÁ programado para ser lançado no dia 18 de outubro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.