Adobe Flash abandona plataforma Android amanhã, e é para sempre

Se você ainda quer instalar o Flash no seu smartphone Android, esse é o momento para fazer isso, não restam muitas horas! Amanhã, a Adobe vai desativar a instalação do aplicativo no Google Play, praticamente extinguindo a plataforma no ecossistema de celulares. O programa não serÁ mais atualizado e não haverÁ compatibilidade a partir do Android 4.1 Jelly Bean.

A morte jÁ era anunciada. Em novembro, a Adobe havia anunciado que as atualizações do Flash para celulares seriam encerradas. Foi quando a empresa declarou que o HTML5 era "a melhor solução para criar e implantar conteúdo no browser e em plataformas móveis." 



Antes de ceder, a Adobe tinha grandes planos para a versão móvel do Flash. Eles começaram a dar errado quando a Apple se recusou a adotar o programa. Apesar dos esforços para colocar o Flash em todas as plataformas possíveis, a empresa enfrentava uma defesa feroz de Steve Jobs em favor do HTML5.

A incompatibilidade dos produtos Apple com o Flash era justificada por Jobs com vÁrios motivos, especialmente problemas de instabilidade. A rixa chegou a ser alvo de uma campanha da Adobe no início do ano passado, meses após o anúncio do primeiro iPad, no qual a empresa se declarava a favor da escolha dos usuÁrios e argumentava que, com a restrição, a Apple queria controlar a liberdade de criação e de experiência na web.

- Continua após a publicidade -

O Flash nunca teve chance de entrar no sistema iOS, e suas apostas na integração com o Android parecem ter dado pouco resultado. Com a retirada, a Adobe estÁ se desligando de 85% do mercado de smartphones. Para piorar, a Microsoft jÁ anunciou que o suporte para Flash no sistema Windows 8 serÁ limitado.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.