Designer da Wikimedia Foundation descreve como será o novo Wikipédia

O designer sênior da Wikimedia Foundation, Brandon Harris, descreveu, em um artigo publicado no Signpost, as principais mudanças que serão feitas para melhorar a principal enciclopédia online. Entre os novos recursos do site estão um design unificado e melhorado com a interface Athena e notificações em tempo real para acompanhar a edição de artigos e respostas na pÁgina de "discussões".


Intenção com a mudança é deixar o site menos bagunçado e mais fÁcil de usar

A reestruturação da pÁgina também vai permitir que o processo de edição do conteúdo através de smartphones e tablets seja mais simplificado. Para resolver o problema de comunicação entre usuÁrios, serÁ desenvolvida uma nova pÁgina de discussões. Os editores ainda contarão com uma pÁgina perfil que irÁ reunir informações, habilidades e contribuições para o site. Harris garante que, com isso, Wikipédia não vai virar uma rede social. "Sites como Facebook e Twitter são motivados a fazer conexão entre pessoas, mas nós somos motivados a produzir algo: a melhor enciclopédia que jÁ existiu".

O designer não definiu um prazo para que sejam aplicadas essas alterações à pÁgina.

Por que mudar?

- Continua após a publicidade -

No artigo, Harris admite que a Wikipédia é bagunçada e que o sistema de criação e edição de artigos é velho, difícil de usar e precisa ser renovado. De acordo com o Gizmodo Brasil, o site vem perdendo editores e administradores, o que gera uma queda na qualidade e quantidade do conteúdo. E ninguém quer ficar sem o site mais utilizado por estudantes para suas pesquisas, certo?

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.