Intel Haswell poderá chegar com GPU até 3 vezes mais poderosa que Ivy Bridge

Supostas fontes ligadas à Intel revelaram que a futura geração de processadores da companhia, codinome Haswell trarÁ, dentre outros destaques, a presença de uma GPU com "poder de fogo 3D"até 3 vezes maior em relação à atual linha Core i 3000 (Ivy Bridge).

Além disso, a conversão de vídeos serÁ em alguns casos, até 2 vezes mais eficiente, ou seja, o tempo no processamento da conversão poderÁ ser até 50% menor.

Ainda que seja grata evolução no mundo das GPUs da Intel (caso a informação venha a se confirmar), é bom lembrar que estamos falando de um ganho sobre uma taxa de processamento médio tímido.

Outro ponto positivo é que, indagado sobre o que esse aumento no desempenho da GPU Haswell poderia provocar no mercado, a NVIDIA afirmou que isso resultaria em modelos de entrada da GeForce com mais "poder de fogo". Esta reação deverÁ ser seguida pela AMD. Em outras palavras, a chegada da futura linha de processadores da Intel (previsto para o segundo trimestre de 2013) poderÁ elevar a categoria das VGAs de baixo custo.

Se por um lado o desempenho do chip grÁfico deverÁ trazer uma expressiva evolução em termos de processamento, o mesmo não deverÁ acontecer com o processamento geral.
De acordo com um rumor que estÁ circulando a pouco pelos websites internacionais, a Intel teria informado aos seus parceiros que a CPU do Haswell deverÁ trazer um ganho por volta de 10% sobre o Ivy Bridge de mesmo clock. Em compensação, o potencial de overclock serÁ ampliado em relação aos atuais Core i 3000.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.