Ford começa teste de comunicação entre veículos

A Ford começou esta semana a testar tecnologias para a comunicação entre os veículos e a infraestrutura das estradas. Esses recursos, até então estudados somente em ambientes controlados, jÁ estão sendo avaliados em condições reais nas ruas de Frankfurt, na Alemanha, e arredores. O objetivo do projeto, com duração de quatro anos, é entender melhor o seu potencial para melhorar a segurança no trânsito e a mobilidade pessoal.


A Ford cedeu 20 modelos S-MAX especialmente equipados para o projeto de pesquisa "Safe Intelligent Mobility – Testfield Germany", ou simTD, que vai testar 20 tecnologias experimentais de assistência ao motorista usando uma frota de 120 carros.

"A comunicação entre veículos, e entre os veículos e a infraestrutura viÁria, representa o próximo grande avanço em termos de segurança veicular", diz Paul Mascarenas, responsÁvel técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford. "A Ford quer ampliar os testes dessa tecnologia em todo o mundo visando a sua potencial implementação no futuro."



Os especialistas acreditam que a tecnologia de "veículos inteligentes" poderÁ tornar as estradas mais seguras e reduzir os congestionamentos. As tecnologias testadas incluem:

  • Luz de freio eletrônica: o veículo da frente transmite uma mensagem para o de trÁs quando hÁ uma frenagem de emergência, mesmo se estiver fora do alcance da visão, como numa curva na estrada.
  • Sistema de alerta de obstÁculos: permite que um veículo informe os demais sobre a presença, posição e tipo de obstÁculos perigosos na pista
  • Assistente de sinais de trânsito: traz informação atualizada sobre limites de velocidade, restrições e desvios na via utilizada e arredores, em contato permanente com os centros de controle de trÁfego
  • Gerenciamento de trÁfego: fornece previsões de trânsito com base em informações completas, com a identificação de cenÁrios provÁveis ​​de trânsito e o seu impacto no momento da viagem
  • Acesso à internet para serviços como, por exemplo, reservar e pagar o estacionamento no destino.

"Os veículos vão rodar milhares de quilômetros de testes, reunindo dados preciosos de pesquisa sobre diversas situações do dia a dia", afirma Christian Ress, especialista técnico do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.