Página com conteúdo racista causa polêmica no Facebook

Uma pÁgina no Facebook ganhou destaque em sites internacionais por conta do seu conteúdo racista. A "Aboriginal Memes" (memes aborígenes, em tradução livre) é uma pÁgina criada na rede social que divulgava imagens controversas, sempre ironizando sobre a etnia aborígene australiana.

A pÁgina exibia, na maioria dos casos, aborígenes com o esquema clÁssico de "texto sobrepondo imagem", presente na maioria dos memes de internet. Nestas imagens, as mensagens sempre associavam esta população a inferioridade, consumo abusivo de Álcool e a vadiagem. A pÁgina foi retirada do ar, mas basta buscar por "aboriginal memes" no google imagens para ter uma noção do conteúdo vinculado nela.

O representante da Comissão de Discriminação Racial, Helen Szoke, afirmou que a entidade entrou em contato com o Facebook para retirar do ar a "Aboriginal Memes", por ser "inapropriada e por denegrir a imagem de nossa comunidade indígena". A comissão também afirmou que a pÁgina incitava o discúrso do ódio. A pÁgina, que jÁ havia sido tirada do ar hÁ alguns dias após uma série de denúncias de usuÁrios da rede social, voltou após alterar a classificação para "humor controverso", algo que para Szoke não justifica manter a pÁgina no ar: "Na minha visão, o material é ofensivo e vai além do humor, até mesmo além da linha do humor controverso, porque estÁ debochando de uma raça inteira de uma forma muito negativa, ridicuralizando-os, o que os humilha e é totalmente ofensivo".

Apesar do Facebook deixar claro, em suas normas de uso, que não aceita o "discurso do ódio" nos conteúdos publicados, a rede social demorou a aceitar os pedidos para retirar a pÁgina do ar, pois inicialmente não considerou o conteúdo ofensivo. Após a pressão criada na internet, a pÁgina foi desativada.

- Continua após a publicidade -

O Facebook é conhecido pela sua política mais restrita de conteúdos, bloqueando uma série de pÁginas, ou usuÁrios falsos. Entre os principais exemplos estÁ a proibição de publicar fotos de amamentação, que levou mais de 300 pessoas a serem banidas da rede social. Por conta disto, a demora em retirar a pÁgina do ar foi recebida com revolta, e a Autoridade Australiana de Comunicação e Mídia (ACMA) afirmou que irÁ investigar o caso.

Por sinal, as redes sociais são o tema de discussão em nosso podcast de hoje, no qual vamos falar da polêmica em torno de tweets que jÁ levaram a processos judiciais, prisões e até mesmo a expulsão de atletas dos jogos olímpicos. Fiquem de olho, ainda hoje vai ao ar!

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.