Inscrição no CPF pode ser feito através da internet

A Receita Federal divulgou, esta semana, que agora é possível fazer a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas através da internet, através deste link.O processo é gratuito e pode ser feito a qualquer hora, bastando preencher uma série de dados pessoais. Antes, só era possível fazer em uma agência da Receita, dos Correios ou Banco do Brasil, e era preciso pagar uma taxa (R$ 5,70), para efetuar a inscrição.


É pra esta lista que seu cartão do CPF vai entar


Após o cadastro, o sistema faz o cruzamento com informações de outras bases de dados governamentais, e não havendo inconsistências, a pessoa recebe o número de cadastro. Caso haja alguma falha, e o número não for liberado, a Receita recomenda que a pessoa se desloque para uma agência para efetuar a inscrição. Outra situação em que a pessoa serÁ obrigada a comparacer a uma agência é caso dela perder o seu número de cadastro, pois não é possível recuperar este dado através do site.

Desde 2010 a Receita não emite mais documentos de CPF (o cartão azul, se você for mais novo, ou aquela folha bem amarelada, se for mais antigo) pois considera desnecessÁrio, jÁ que vÁrios documentos jÁ trazem o número de cadastro entre os dados, caso do Carteira de Identidade e da Carteira Nacional de Habilitação. Para quem precisa imprimir um comprovante do número, pode fazer isto através deste link.

O serviço é gratuito e estÁ disponível 24 horas por dia, inclusive nos sÁbados, domingos e feriados. De acordo com a Receita, 500 mil pessoas físicas se cadastram no CPF por mês. Deste total, a Receita estima que 200 mil contribuintes recorram à inscrição pela internet.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.