Facebook tem 83 milhões de contas falsas ou duplicadas

Em um relatório publicado nesta quarta-feira, analistas do Facebook relataram que 8,7% dos seus 955 milhões de usuÁrios ativos ao redor do mundo são, na verdade, contas duplicados ou falsos. A empresa de mídia social quer desativar os mais de 83 milhões de cadastros que usam nomes falsos, perfis para animais de estimação e pÁginas repetidas da mesma pessoa, que geralmente é usada para logar em sites.


Como explica a reportagem da CNN, as contas indesejadas são uma mistura de perfis inocentes e maliciosos, sendo que o Facebook os dividiu em três grupos: duplicadas, inadequadas e indesejÁveis.

As duplicadas, quando o usuÁrio tem mais de uma conta pessoal ou cadastra-se no lugar de outra pessoa, correspondem a 4,8% do total de membros inscritos na rede social, ou 45,8 milhões de contas. É o caso, por exemplo, de pais que fazem perfis para seus filhos. Crianças com menos de 13 anos não podem fazer parte do Facebook.

Contas inadequadas são perfis pessoais usados por empresas, animais de estimação ou grupos de amigos. Estima-se que 2,4% das contas ativas estão incluídas nessa categoria. Os perfis podem ser transformados em pÁginas oficiais sem que nenhuma informação seja perdida. Para os animais de estimação, por exemplo, é possível criar pÁginas na categoria "Figura Pública".

- Continua após a publicidade -

O terceiro grupo entre as contas irregulares é o menor de todos  - apenas 1,5% das contas ativas - mas é o mais problemÁtico. Existem 14,3 de contas no Facebook que foram criadas especificamente para burlar os termos da empresa, enviando spams e virais mal-intencionados.

A companhia de Mark Zuckerberg promete desativar toda e qualquer conta falsa que encontrar. Ao mesmo tempo que apaga da visão do público todas as informações associadas à conta, o cadastro fica gravado nos servidores por razões de segurança. Uma vez que o Facebook cassar uma conta, o dono só consegue criar um novo perfil se tiver permissão da empresa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.