Índice do Artigo

Notícias

Celulares da região metropolitana de São Paulo terão nove dígitos a partir de domingo

A partir do próximo domingo (29) os telefones celulares da região metropolitana de São Paulo, atendidos pelo DDD 11, passarão a ter um número a mais, o chamado nono dígito. Com isso, para ligar para um telefone móvel dessa Área, serÁ necessÁrio digitar a tecla 9 antes do número de celular. O mesmo procedimento valerÁ também para as mensagens de texto (SMS).

A medida foi adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ampliar o número de combinações existentes, permitindo assim o atendimento da crescente demanda de novos usuÁrios. Na região, existem 34 milhões de celulares. Só nos últimos 12 meses houve crescimento de 17%, com a habilitação de cerca de 5 milhões de novas linhas.

O acréscimo do número 9 nos celulares de São Paulo serÁ necessÁrio em todas as ligações, independente se o telefone que faz a chamada for um fixo ou um celular. Também serÁ exigido o nono dígito em todas as ligações interurbanas feitas para um celular da região de DDD 11. Nessas chamadas, o usuÁrio continuarÁ discando o 0 + código da operadora + 11 + 9 e o número do celular ao qual a ligação se destina.

Transição – Para permitir uma adaptação dos usuÁrios ao novo formato, haverÁ um período de transição. Primeiramente, as ligações em que forem discados apenas oito dígitos serão automaticamente completadas. Numa segunda fase, a chamada serÁ interceptada e o usuÁrio ouvirÁ uma mensagem informando da necessidade de se discar o nono dígito. Depois um certo período, que varia de acordo com o tipo de ligação, se local ou interurbana, a chamada feita com oito dígitos não mais se completarÁ.

Os novos números habilitados a partir de domingo jÁ virão com o nono dígito e os pedidos de portabilidade também seguirão a mesma regra. O saldo dos assinantes, em créditos no telefone pré-pago, permanecerÁ disponível para o cliente. A agenda com os contatos terÁ que ser alterada pelos próprios usuÁrios. Alguns smartphones, porém, dispõem de aplicativos que facilitam essa tarefa.

Todo o custo da mudança vem sendo arcado pelas prestadoras e não implicarÁ em nenhuma cobrança para o cliente. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) ressalta o empenho das prestadoras em melhor atender seus clientes. Para isso, as empresas estão trabalhando desde o ano passado na adequação de sistemas e redes e nos últimos meses têm realizado uma série de testes do novo formato.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções