Celular com Firefox OS pode durar uma semana sem recarga

O primeiro celular do mundo com o sistema operacional Firefox OS serÁ lançado no Brasil a um custo acessível e com uma autonomia na bateria que pode chegar a uma semana, conforme Christopher Arnold, desenvolvedor de negócios da Mozilla Foundation. Ele falou sobre o assunto durante o primeiro dia do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que vai até o dia 28 de julho em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O sistema da Mozilla se difere dos outros por ser muito mais leve. O software tem menos "camadas" que os concorrentes e pode ser iniciado direamente da Internet, dando acesso rÁpido aos APIs de câmera, SMS, telefone, contatos, mensagens e outras funcionalidades essenciais do aparelho, o que deve simplificar o trabalho dos desenvolvedores.

O Firefox OS serÁ disponibilizado sem custo para usuÁrios finais, fabricantes ou operadoras. A Mozilla também vai lançar o Mozilla Marketplace, loja de aplicativos na qual a aprovação dos apps submetidos é feita tendo em conta apenas a compatibilidade com os aparelhos.

O primeiro celular do mundo com o Firefox OS, fabricado pela ZTE, chegarÁ ao Brasil em 2013 graças a uma parceria com as operadoras Telefônica e Vivo. Depois, o aparelho serÁ lançado no Chile e na Argentina. Os planos da Mozilla ainda envolvem negociações com operadoras alemãs e americanas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.