Miracast: uma nova tecnologia de streaming para TVs vem aí

A Wi-Fi Alliance, que é o grupo que trouxe essa tecnologia ao mundo, deve lançar em breve um novo padrão de transmissão sem fio para aparelhos com tela - o Miracast. Com isso, serÁ possível fazer com que Áudio e vídeo sejam transmitidos de dispositivos móveis para TVs e computadores sem qualquer conexão por cabo ou rede wireless pré-existente. Dessa forma, ao mesmo tempo em que um vídeo HD passa no celular, ele é transmitido na TV em tempo real.


Televisores, set-top boxes, notebooks, celulares e tablets estarão entre os tipos de dispositivo que serão certificados para usar a tecnologia. Para transmitir vídeos de uma tela a outra, os aparelhos com certificação Miracast devem usar uma conexão Wi-Fi direta. 

Como membro da Wi-Fi Alliance, a NVIDIA é uma das empresas que estÁ adotando esse novo padrão, com poderosas ferramentas que serão trabalhando em conjunto. Dentro de todo chip Tegra existe uma CPU e GPU de alta performance, o que significa que serÁ possível usar estes aparelhos para colocar jogos pesados na tela de TV.

Não estamos falando apenas de atirar Angry Birds de um canto a outro do televisor, mas correr de jet ski em alta definição ou sair atirando com artilharia pesada em jogos como Shadowgun THD. É possível ainda sincronizar um celular Tegra com um controle de videogame.

A NVIDIA estÁ trabalhando neste momento com parceiros e alguns desenvolvedores da tecnologia Miracast para levar essa tecnologia para o mercado. Assim que as especificações deste padrão forem aprovadas, mais novidades vão aparecer.

- Continua após a publicidade -

Dentro dos próximos meses, a Wi-Fi Alliance espera lançar o programa de certificação do Miracast. SerÁ um padrão aberto, portanto qualquer fabricante pode implementÁ-lo e, dessa forma, qualquer aparelho certificado pode fazer streaming para qualquer tela que também tenha certificação.

Mas enquanto a tecnologia não chega, podemos ter uma prévia com o vídeo abaixo, que mostra como o Tegra pode melhorar a experiência.


Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.