Excesso de pirataria no Android faz "Dread Trigger" virar gratuito

A pirataria no Android estÁ se tornando um problema para desenvolvedores. É o caso da Madfinger Games. No começo de julho, a companhia lançou o game "Dead Trigger" por US$0,99, o equivalente a R$2, mas nem assim escapou do download ilegal.

Por isso, a empresa resolveu disponibilizar o jogo gratuitamente. "Mesmo custando um dólar, a taxa de pirataria é tão grande que nós finalmente decidimos oferecer o game de graça", diz o comunicado oficial da produtora em sua pÁgina no Facebook.

Em uma entrevista ao site Pocket Gamer, Anna Porizkova, gerente de marketing e vendas da Madfinger Games, afirmou que a pirataria de "Dead Trigger" atingiu os 80%. "Isso significa que nós recebemos dinheiro por apenas 20% de todas as cópias de ‘Dead Trigger' e todas as outras são piratas", explica.

Ela ainda lembra que esse resultado é apenas uma média geral e que a porcentagem varia de acordo com a região. De acordo com a executiva, em alguns países a pirataria chega a 99,998%.


No comunicado oficial, a Madfinger Games deixa claro que sua intenção desde o começo era "tornar o game acessível para o maior número de pessoas possível – por isso ele custava só um dólar". Eles só não disponibilizaram o título gratuitamente antes por "ainda não termos experiência com o formato free-to-play".

Apesar das estatísticas desanimadoras, a companhia não pretende deixar de desenvolver para o Android. "Isso definitivamente não muda nossa intenção de desenvolver tanto para o iOS quanto para o Android e possivelmente para o Windows Phone 8", assegurou Porizkova. "Muitos membros da equipe da Madfinger Games são gamers no Android e ambas as plataformas têm seus prós e contras."

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.