Youtube anuncia recurso para borrar rostos de quem quer ficar anônimo

O Google anunciou um novo recurso para o Youtube: a possibilidade de desfocar rostos de pessoas para que fiquem irreconhecíveis nos vídeos, com um simples clique. Conforme a empresa, o recurso é ideal para pessoas que querem "compartilhar imagens de protestos sem expor as faces dos ativistas envolvidos ou mostrar a vitória em um jogo de basquete com crianças de oito anos sem exibir seus rostos", por exemplo.

No blog oficial do Youtube, a empresa afirma que "os cidadãos exercem um papel crítico em fornecer notícias e cenas relacionadas aos direitos humanos de todas as partes do mundo". No entanto, conforme a organização WITNESS' Cameras Everywhere, não hÁ nenhum site de compartilhamento de vídeos que ofereça a opção de borrar os rostos para proteger identidades. "O Youtube estÁ entusiasmado em estar entre os primeiros", diz o post.

Para usar o recurso, basta acessar a ferramenta de edição de vídeos do próprio Youtube e, na Área de funcionalidades adicionais, selecionar a opção "Blur All Faces". Quando o efeito é aplicado, o serviço cria uma cópia do vídeo e dÁ ao usuÁrio a opção de deletar o conteúdo original, sem a edição.

A companhia lembra que a tecnologia ainda é nova, o que significa que, eventualmente, ela pode não conseguir detectar todos os rostos, dependendo do ângulo, da luz e da qualidade do vídeo. "Se você não estÁ satisfeito com a precisão do desfoque na pré-visualização, você pode preferir deixar o vídeo privado", alerta.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.