Pesquisadores criam o GT3D, óculos para controlar o PC com os olhos

Milhões de pessoas no mundo inteiro que sofrem de doenças como esclerose múltipla, mal de Parkinson, distrofia muscular, ou tetraplégicos, poderão em breve controlar seus computadores usando apenas seus olhos, graças a um dispositivo que custa menos de 40 libras, ou pouco menos de R$130.

O dispositivo, batizado de GT3D é fabricado com materiais jÁ disponíveis no mercado, como duas câmeras usadas como acessórios de videogames e um par de óculos. Ele é capaz de rastrear os movimentos dos olhos e transmiti-los para o cursor na tela do computador. Assim, os olhos dos deficientes físicos funcionam como o próprio mouse.

Os cientistas do Imperial College London demonstraram as funcionalidades do dispositivo ao fazer um grupo de pessoas utilizÁ-lo para jogar o clÁssico "Pong", o precursor dos videogames. Os usuÁrios também puderam navegar pela web e escrever e-mails, tudo isso sem usar as mãos.


Conforme o Phys.org, as câmeras do GT3D tiram fotos dos olhos constantemente e usam um sistema de calibração para detectar exatamente para onde o usuÁrio estÁ apontando. Os pesquisadores ainda conseguem usar uma tecnologia mais avançada de calibração para detectar também a profundidade dos objetos na tela. Isso significa que, em breve, as pessoas poderão controlar também cadeiras de rodas simplesmente olhando para o lugar para onde desejam ir.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.