Atualização de BIOS promete transformar Radeon 7970 em versão Ghz Edition

O pessoal do Legitreviews divulgou uma notícia que estÁ deixando animado os proprietÁrios de Radeons HD 7970 em todo o mundo. É que o website liberou um versão alternativa de BIOS que promete transformar uma Radeon 7970 "comum" em uma légitma Radeon HD 7970 Ghz Edition.

Para quem não sabe, no finalzinho de junho, a AMD anunciou uma versão mais poderosa da 7970 – a Ghz Edition, como forma de colocar mais pressão sobre a GeForce GTX 680. O grande diferencial do novo modelo é a presença de clocks turbinados em relação ao modelo "comum". O ganho na GPU é de 13,5%, enquanto que as memórias trabalham 9% acima do normal. Em outras palavras, as velocidades do core e VRAM saltam respectivamente de 925Mhz/5.5Ghz para 1.0Ghz/6.0Ghz.

Outra novidade é a presença do PowerTune with Boost, refinamento da tecnologia PowerTune, que utiliza algoritmos mais complexos para determinar momentos em que a placa consegue subir ainda mais a frequência de operação da GPU (1050Mhz), aumentando a voltagem ao mesmo tempo que monitora a temperatura.

O vBIOS é uma alternativa para quem não tem paciência para aguardar até que a 7970 Ghz Edition chegue ao mercado – o que não deverÁ acontecer antes do final do mês, na melhor das hipóteses.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o Legitreviews, a atualização funciona apenas nas Radeons HD 7970 que seguem o modelo de referência.

A Adrenaline adverte sobre eventuais riscos advindos pela atualização da BIOS disponibilizada pelo website. A título de informação, fizemos tempos atrÁs um bios mod de uma Radeon 6950 @ 6970 que após o processo, a placa começou a apresentar artefatos em algumas situações. Para piorar, a garantia não é coberta por tais prÁticas. Assim, os usuÁrios que optarem pela atualização devem estar consciente dos riscos envolvidos, fazendo, portanto, por sua própria conta e risco.

A senha para descompactar o VBIOS é tahiti.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.