Banda larga gratuita "0800" entra em fase de testes no sábado

O acesso gratuito à Internet, conhecido como "banda larga 0800", vai começar a operar em fase de testes no próximo sÁbado (14/07). O serviço serÁ oferecido pelas operadoras móveis e, com ele, os usuÁrios poderão acessar a web sem custos para visualizar apenas determinados sites, mesmo sem nenhum plano de conexão.

O projeto-piloto foi lançado hoje pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

O nome "banda larga 0800" remete às ligações telefônicas para números com esse prefixo. Isso significa que a conexão serÁ grÁtis para o usuÁrio e quem vai pagar os custos é o próprio site que oferece o serviço. Assim, somente algumas pÁginas poderão ser acessadas dessa forma. É o caso dos portais do governo federal, onde o usuÁrio poderÁ se informar sobre ofertas de emprego, agenda cultural, horÁrios de ônibus e obter notícias.

Os testes terão início na cidade de São Sebastião, no Distrito Federal, e vão durar 15 dias. Claro, Oi, TIM e Vivo vão oferecer os aparelhos e dar suporte técnico aos 80 participantes da comunidade selecionados pelo governo do estado. Para essa fase, o Ministério das Comunicações criou o portal bandalarga.0800.br.

Após esse período, o governo vai estudar os resultados e definir o público alvo. Caso exista viabilidade técnica, o serviço pode ser expandido para o setor privado, passando a incluir bancos e sites de compras.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.