Ação do FBI deixa mais de 40 mil PCs sem Internet

Na manhã de segunda-feira (09/07), pelo menos 40 mil computadores nos Estados Unidos infectados com o DNSChanger perderam suas conexões com a Internet. Isso porque o FBI decidiu desativar servidores DNS usados por essas mÁquinas infectadas.

O FBI estima que hÁ cerca de 42 mil IPs únicos infectados, número que sobe para 211 mil no mundo todo, conforme o jornal The Guardian. No entanto, cada número não equivale a apenas uma mÁquina, portanto, a quantidade de vítimas pode ser muito maior. No Brasil, a estimativa é de 6 mil computadores infectados.

De acordo com a Associated Press, as consequências não foram tão grandes quanto se esperava. A agência de notícias afirma que especialistas em segurança não registraram qualquer impacto no uso da internet relacionado à ação, jÁ que os usuÁrios tiveram tempo de remover o malware antes da desativação dos servidores.

Dados de novembro mostram que, no pico da infecção, no final do ano passado, havia mais de 4 milhões de computadores infectados no planeta, dos quais meio milhão estavam nos EUA.

DNS é a sigla de Domain Name System, e é responsÁvel pela existência de endereços na web, como www.adrenaline.com.br . O DNS transforma esses "nomes" em números IP nos quais os computadores podem se conectar. O vírus DNSChanger modifica o serviço de DNS usado pelo sistema infectado e redireciona sites legítimos para outros, através dos quais os criminosos faturam com a venda de trÁfego e anúncios.

Para controlar o problema, o FBI passou a disponibilizar servidores seguros para as vítimas. Inicialmente, a agência ia deixar essa alternativa disponível por 120 dias a partir de novembro, mas a justiça ordenou um prazo de mais 120 dias. Nesse período, os usuÁrios eram orientados a rastrear suas mÁquinas em busca da infecção.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.