Especialista detecta primeiro malware para dispositivos da Apple na App Store

Um especialista em segurança da Kaspersky afirma ter identificado um cavalo de tróia criado para dispositivos móveis da Apple – iPhone, iPad e iPod. O malware estaria disfarçado como um aplicativo chamado "Find and Call" e também teria uma versão para aparelhos Android.

Num post, Denis Maslennikov, especialista do laboratório da Kaspersky, explica que ao instalar, o app envia a lista de contatos dos dispositivos para um servidor remoto. Os dados são usados posteriormente para envio de spams via SMS. O alvo principal são utilizadores da Rússia. Maslennikov disse ter entrado em contato com a Apple e Google para informar sobre o aplicativo, mas ainda não obteve retorno. Na App Store, o app jÁ não estÁ disponível, mas ainda é possível encontrÁ-lo nos sites de busca.

O porta-voz da Apple Trudy Muller disse apenas que o app foi removido da App Store por uso não-autorizado da lista de contatos, uma violação das regras da loja.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.