Nokia diz que Google e Asus violam patentes no Nexus 7

A Nokia afirma que o recém-lançado tablet do Google, o Nexus 7, viola suas patentes relacionadas a tecnologias Wi-Fi padrão IEEE 802.11.

"A empresa tem mais de 40 licenciados, principalmente para seu portfólio de patentes essenciais, incluindo a maior parte dos fabricantes de dispositivos móveis", afirmou um porta-voz da companhia ao The Inquirer. "Nem o Google nem a Asus [que fabrica o tablet] estão autorizadas", ressalta.

A finlandesa destaca que as empresas ainda não-licenciadas devem entrar em contato para assinar os termos de licenciamento. Ainda segundo o site, é improvÁvel que a Nokia siga o mesmo caminho da Apple e apele para a justiça. A firma parece estar mais interessada em resolver as coisas diretamente com o Google e a Asus, para que eles regularizem a situação.

Um porta-voz da Asus afrimou que "no momento, a empresa não vai fornecer nenhuma resposta ou comentÁrio relacionado ao assunto". O CNET tentou entrar em contato com o Google, mas ainda aguarda um retorno.

O Google revelou o Nexus 7 no final de junho. Equipado com um processador NVIDIA Tegra 3, o tablet tem uma tela de 7 polegadas e é o primeiro aparelho com Android 4.1, de codinome Jelly Bean. Seu grande atrativo é o preço bastante competitivo: apenas US$199. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.