Mozilla entrará na briga com Android e Windows 8 com SO Firefox para dispositivos móveis

O apoio da indústria estÁ crescendo por trÁs dos planos da Mozilla para o lançamento de um novo ecossistema móvel totalmente aberto baseado em HTML5. O sistema operacional, que hoje a Mozilla confirmou que usarÁ sua marca Firefox, alimentarÁ o lançamento de smartphones construídos inteiramente com os padrões abertos da Web, onde todos os recursos do dispositivo podem ser desenvolvidos como aplicações HTML5.

Mapeando as pegadas principais do Firefox ao redor do globo, as operadoras líderes Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia, Telefonica e Telenor estão apoiando o SO Firefox aberto como um novo e empolgante candidato para o mercado de smartphones. Elas também identificaram o potencial da tecnologia para oferecer experiências atraentes em smartphones com preços atingíveis.

As fabricantes de dispositivos TCL Communication Technology (sob a marca Alcatel One Touch) e ZTE anunciaram hoje sua intenção de fabricar os primeiros aparelhos com o novo SO Firefox, usando processadores Snapdragon™ da Qualcomm Incorporated, líder em plataformas de smartphone. Os primeiros dispositivos com SO Firefox deverão ser lançados comercialmente no Brasil no início de 2013 através da marca comercial Vivo da Telefonica.


O SO Firefox para dispositivos móveis é produzido sobre o projeto "Boot to Gecko" da Mozilla que libera muitas das limitações atuais de desenvolvimento web no celular, permitindo que os aplicativos HTML5 acessem os recursos subjacentes de um telefone, anteriormente disponíveis apenas para aplicativos nativos. A unidade digital da Telefonica juntou forças com a Mozilla no início deste ano para esse trabalho e para demonstrar uma nova arquitetura de telefone, onde todos os recursos do telefone (chamadas, mensagens, jogos, etc.) são um aplicativo HTML5.

Devido à otimização da plataforma para smartphones bÁsicos e a remoção de camadas de middleware desnecessÁrias, as operadoras móveis terão a capacidade de oferecer experiências mais ricas em uma gama de pontos de preço, incluindo na extremidade baixa da faixa de preço de smartphones, ajudando a impulsionar a adoção em todos os mercados em desenvolvimento.

A Mozilla e todos os outros participantes estão empenhados em garantir que o projeto seja completamente aberto e que a implementação de referência das APIs Web necessÁrias sejam submetidas a W3C para a normalização.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.