Empresa britânica cria alternativa ao GPS

A BAE Systems, empresa do Reino Unido especializada na Área de defesa, desenvolveu um sistema de localização através de ondas eletromagnéticas que acredita pode ser uma alternativa ao GPS, chamado Navsop. Este sistema poderia ser utilizado em situações que o sinal do GPS é interrompido, seja por causas naturais como radiação do sol, ou por ação humana em uma guerra. Esta nova tecnologia usa sinais sem fio de grande alcance - como antenas de TV, celular e rÁdio - para determinar sua localização, fazendo um cÁlcula da direção e intensidade destes sinais.

Para começar a funcionar, o Navsop precisa localizar um sinal GPS, mas é capaz de dispensar o auxílio do GPS logo em seguida e ficar se orientando apenas com o auxílio de outros sinais wireless. Como a tecnologia funciona bem em ambientes internos, ao contrÁrio do GPS, pode auxiliar em resgates de sequestrados e desaparecidos.

Especialistas dizem que uma alternativa ao GPS é necessÁria, uma vez que a indústria e os consumidores dependem cada vez mais desse sistema. De acordo com o site Hexus, uma comissão da União Europeia estima que mais de 640 bilhões de libras na economia do continente depende desta tecnologia para girar.

Atualmente, o protótipo do Navsop é uma caixa preta presa ao teto do carro do pesquisador que estÁ o desenvolvendo. A BAE Systems acredita que o tamanho pode ser reduzido para o equivalente a aparelho de GPS normal.

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.