Centros de Pesquisa da Intel fazem 10 anos e revelam suas próximas inovações

Os programas de pesquisa acadêmica da Intel completaram 10 anos nessa semana, e os laboratórios da empresa abriram suas portas para mostrar ao mundo as tecnologias que estão sendo desenvolvidas. O chefe do departamento de tecnologia, Justin Rattner, recebeu analistas e representantes da imprensa em San Francisco, na Califórnia, para apresentar as "Facetas da Vida no Futuro". O evento trouxe mais de 20 projetos de pesquisa que estão em andamento nos laboratórios da empresa.


Rattner também anunciou o sétimo Centro de Ciência e Tecnologia da Intel (ISTC), que estarÁ focado em computação social. É a primeira colaboração da Intel com universidades americanas que estarÁ investindo especificamente em design para o usuÁrio final dos produtos Intel.

Este centro de pesquisa, o ISTC-Social, vai estudar fenômenos sociais e culturais causados pela mídia digital, com as novas possibilidades de relacionamento e de organização que as redes sociais proporcionam.

Showcase
As demonstrações no evento foram divididas em quatro zonas interativas, que você vê abaixo. Elas são interligadas por uma seção interdisciplinar, o "Centro da Vida SustentÁvel", que explora os conceitos de cidade inteligente, casa e escritório do futuro.

- Continua após a publicidade -

My Life: Tecnologias de comando por gestos, com baixo consumo de energia, voltados para a vida doméstica. A proposta dessa seção é alcançar um ambiente onde botões não são mais necessÁrios. Uma das novidades apresentadas aqui foi uma nova versão do "Magic Mirror", um guarda roupas digital que consegue mapear o corpo humano e criar avatares 3D. Também foram apresentados sistemas de interação com objetos da casa, que permitiriam acessar dados a partir de paredes e balcões, por exemplo.


My Car: Inovações que exploram a interação com ruas e calçadas, além da criação de super-rodovias inteligentes. Uma das apresentações mostrou um protótipo de programa que faria o motorista enxergar através da chuva. Utilizando arquitetura Intel e softwares de imagem, o programa evitaria que as gotas fossem iluminadas.

My Job: Novas formas de se fazer reuniões e serviços em nuvem prometem transformar a maneira que trabalhamos. As demonstrações no evento incluíram o "Assistente Inteligente de Reuniões" que combina diferentes tecnologias para transcrever conversas, gravar o Áudio e traduzir simultaneamente.

- Continua após a publicidade -

Tech Essentials: Esta zona traz inovações que devem moldar os próximos aparelhos e websites. O rol de tecnologias apresentadas vai da computação visual aos avanços em tecnologia de processadores. Novas tecnologias, como reconhecimento facial para autenticação de usuÁrios e um servidor de vídeo que faz stream para vÁrios clientes simultaneamente e adapta as imagens para o tipo de aparelho, estavam entre as tecnologias apresentadas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.