Julian Assange pede asilo político no Equador

O líder do WikiLeaks, Julian Assange, pediu asilo político à embaixada do Equador em Londres, na Inglaterra. O australiano estÁ abrigado na representação diplomÁtica desde terça-feira (19/06) e, enquanto isso, "O Equador estÁ estudando e analisando o pedido de asilo", afirmou o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, a repórteres na capital do país, Quito.

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse que ainda é preciso avaliar se existe perigo de morte antes de tomar uma decisão definitiva. "É preciso ver as causas (do pedido)", afirmou o presidente em entrevista à BBC. "O Equador defende o direito à vida; é preciso ver se hÁ perigo de morte para Assange."

Assange teme ser enviado da Suécia para os Estados Unidos, onde pode responder por acusações de ter vazado informações secretas do país no WikiLeaks. Por lÁ, ele poderia ser condenado à morte.

"O Equador rejeita as perseguições de índole política, que atentem contra os direitos políticos das pessoas", declarou Correa. "É preciso ver se houve algum rompimento ou infração nesse sentido" O presidente continua: "se houve descumprimento da lei (por parte de Assange), que ele seja julgado por isso. Mas é preciso cuidado para verificar se estão inventando coisas para uma perseguição indevida. Isso é o que precisamos analisar."

No último dia 14 de junho, a Suprema Corte Britânica negou o recurso de Assange para rever seu apelo contra a extradição à Suécia por suspeita de crimes sexuais. Ele nega as acusações, afirmando que elas têm carÁter político e que suas relações foram consensuais.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.