Windows Phone 8 terá jogos em DirectX e homescreen mais personalizável

A Microsoft, durante um evento hoje em São Francisco, nos Estados Unidos, mostrou o que podemos esperar do Windows Phone 8. O sistema para smartphones irÁ compartilhar o núcleo com o Windows 8, que equiparÁ tablets, PCs e laptops e, inclusive, permitirÁ o desenvolvimento de jogos com DirectX. Com isso, o sistema irÁ oferecer "detalhes inacreditÁveis e uma experiência ricamente imersiva", nas palavras de Joe Beltiore, vice-presidente da divisão Windows Phone.

Ainda segundo o executivo, com a nova versão da plataforma móvel, desenvolvedores de softwares para Windows poderão fazer uma transição mais fÁcil para o Windows Phone e vice-versa.

Para ilustrar essa novidade, Beltiore mostrou "Marble Maze", um jogo no qual é preciso guiar uma esfera por um labirinto, rodando em um tablet, com efeitos e texturas permitidos graças ao DirectX. O executivo disse que, com apenas "pequenas mudanças no código", o mesmo game pode rodar da mesma forma em um smartphone, uma vez que usa o mesmo componente grÁfico do PC e do tablet. "O Windows Phone 8 terÁ muito mais aplicativos e games lindíssimos, como nunca vimos antes", afirmou.



Novas resoluções e mais espaço
O Windows Phone 8 ainda vai trazer mais novidades para permitir novos hardwares. O sistema terÁ suporte a processadores de múltiplos núcleos e a cartões microSD removíveis. A nova versão ainda serÁ compatível com três resoluções de tela diferentes (WVGA, WXGA e 720p), de modo que ficarÁ mais simples para programadores criar apps que se adaptem bem a qualquer tamanho. Beltiore ainda garantiu que todos os aplicativos do Windows Phone 7.5 funcionarão perfeitamente nas novas resoluções.

Mais personalização
A próxima versão do sistema móvel da Microsoft ainda vai trazer algumas mudanças na tela inicial. A Microsoft deixou a interface de ladrilhos mais personalizÁvel e, agora, os usuÁrios podem não apenas fixar na tela os aplicativos que quiserem, como mudar o tamanho de cada quadrado. Para evitar uma rolagem vertical muito longa, é possível distribuir um grande número de ladrilhos na homescreen e, inclusive, haverÁ novas opções de cores.

Segurança e negócios

O Internet Explorer 10 estarÁ incluído no Windows Phone 8 com o mesmo esquema de segurança anti-phishing visto nos desktops: a Smart Screen, que busca se certificar de que o usuÁrio estÁ acessando um site seguro. O navegador ainda exibe uma mensagem de alerta caso a pÁgina acessada contenha conteúdo perigoso.


O IE 10 estÁ quatro vezes mais rÁpido em JavaScript em relação ao navegador do Windows Phone 7.5


A Microsoft ainda implementou criptografia e boot seguro, pensando em administradores de empresas que desejam utilizar o sistema. Eles também poderão contar com diversas opções de gerenciamento do dispositivo, que jÁ são familiares nesse segmento. "Seus dados estarão realmente seguros no Windows Phone", assegurou Beltiore.

O sistema ainda usarÁ o sistema de mapas e navegação da Nokia e terÁ suporte a NFC para compartilhar arquivos entre o smartphone e tablets, PCs e laptops. Além disso, os smartphones servirão como "o mais completo sistema de carteira virtual", segundo o executivo. O recurso integrarÁ cartões de crédito e débito, bem como diversos tipos de identificação para membros e usuÁrios de variados serviços, e serÁ integrado aos cartões SIM das operadoras, permitindo o uso em conjunto com apps de third-parties.

A versão final do Windows Phone 8 serÁ lançada no segundo semestre deste ano e, por enquanto, ainda não hÁ informações concretas sobre planos de atualização para os aparelhos atuais.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.