Windows Phone 8 terá jogos em DirectX e homescreen mais personalizável

A Microsoft, durante um evento hoje em São Francisco, nos Estados Unidos, mostrou o que podemos esperar do Windows Phone 8. O sistema para smartphones irÁ compartilhar o núcleo com o Windows 8, que equiparÁ tablets, PCs e laptops e, inclusive, permitirÁ o desenvolvimento de jogos com DirectX. Com isso, o sistema irÁ oferecer "detalhes inacreditÁveis e uma experiência ricamente imersiva", nas palavras de Joe Beltiore, vice-presidente da divisão Windows Phone.

Ainda segundo o executivo, com a nova versão da plataforma móvel, desenvolvedores de softwares para Windows poderão fazer uma transição mais fÁcil para o Windows Phone e vice-versa.

Para ilustrar essa novidade, Beltiore mostrou "Marble Maze", um jogo no qual é preciso guiar uma esfera por um labirinto, rodando em um tablet, com efeitos e texturas permitidos graças ao DirectX. O executivo disse que, com apenas "pequenas mudanças no código", o mesmo game pode rodar da mesma forma em um smartphone, uma vez que usa o mesmo componente grÁfico do PC e do tablet. "O Windows Phone 8 terÁ muito mais aplicativos e games lindíssimos, como nunca vimos antes", afirmou.



Novas resoluções e mais espaço
O Windows Phone 8 ainda vai trazer mais novidades para permitir novos hardwares. O sistema terÁ suporte a processadores de múltiplos núcleos e a cartões microSD removíveis. A nova versão ainda serÁ compatível com três resoluções de tela diferentes (WVGA, WXGA e 720p), de modo que ficarÁ mais simples para programadores criar apps que se adaptem bem a qualquer tamanho. Beltiore ainda garantiu que todos os aplicativos do Windows Phone 7.5 funcionarão perfeitamente nas novas resoluções.

Mais personalização
A próxima versão do sistema móvel da Microsoft ainda vai trazer algumas mudanças na tela inicial. A Microsoft deixou a interface de ladrilhos mais personalizÁvel e, agora, os usuÁrios podem não apenas fixar na tela os aplicativos que quiserem, como mudar o tamanho de cada quadrado. Para evitar uma rolagem vertical muito longa, é possível distribuir um grande número de ladrilhos na homescreen e, inclusive, haverÁ novas opções de cores.

Segurança e negócios

O Internet Explorer 10 estarÁ incluído no Windows Phone 8 com o mesmo esquema de segurança anti-phishing visto nos desktops: a Smart Screen, que busca se certificar de que o usuÁrio estÁ acessando um site seguro. O navegador ainda exibe uma mensagem de alerta caso a pÁgina acessada contenha conteúdo perigoso.

- Continua após a publicidade -


O IE 10 estÁ quatro vezes mais rÁpido em JavaScript em relação ao navegador do Windows Phone 7.5


A Microsoft ainda implementou criptografia e boot seguro, pensando em administradores de empresas que desejam utilizar o sistema. Eles também poderão contar com diversas opções de gerenciamento do dispositivo, que jÁ são familiares nesse segmento. "Seus dados estarão realmente seguros no Windows Phone", assegurou Beltiore.

O sistema ainda usarÁ o sistema de mapas e navegação da Nokia e terÁ suporte a NFC para compartilhar arquivos entre o smartphone e tablets, PCs e laptops. Além disso, os smartphones servirão como "o mais completo sistema de carteira virtual", segundo o executivo. O recurso integrarÁ cartões de crédito e débito, bem como diversos tipos de identificação para membros e usuÁrios de variados serviços, e serÁ integrado aos cartões SIM das operadoras, permitindo o uso em conjunto com apps de third-parties.

A versão final do Windows Phone 8 serÁ lançada no segundo semestre deste ano e, por enquanto, ainda não hÁ informações concretas sobre planos de atualização para os aparelhos atuais.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.