Intel Xeon E5-2600 é o chip mais adotado entre as melhores máquinas do mundo

O processador Intel Xeon E5-2600 atingiu um novo marco na supercomputação como a tecnologia de processamento mais adotada em 44 sistemas, incluindo 3 supercomputadores escala Peta, na 39ª edição da lista Top 500. Uma das mÁquinas equipadas é o "SuperMUC" da Alemanha, o mais rÁpido da Europa e o quarto mais rÁpido do mundo, que alcança 2.9 Petaflops de performance.

Para complementar esses processadores (E5-2600/4600), a Intel anunciou a nova marca dos futuros produtos baseados na arquitetura Intel Many Integrated Core (MIC): A Intel Xeon Phi. Disponível até o final de 2012, a primeira geração dos coprocessadores com a nova marca e codinome "Knights Corner" irÁ oferecer novos níveis de desempenho para cargas de trabalho. Enquanto a primeira geração visa principalmente a computação de alto desempenho, as futuras gerações de produtos Xeon Phi serão voltadas também para datacenters corporativos e estações de trabalho.

Com processo de fabricação de 22nm, 3-D tri-gate transistor, o novo coprocessador, disponível em PCIe, possui mais de 50 cores e um mínimo de 8Gb de memória GDDR5. Também possui 512b SIMD, que permite que múltiplos elementos de dados sejam processados com uma única instrução. No ano passado a Intel jÁ demonstrou o coprocessador alcançando mais de 1 Teraflops. Ao mercado, o produto deve chegar em 2013.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.