Nokia irá demitir 10 mil funcionários até o fim de 2013

A Nokia anunciou que irÁ demitir cerca de 10 mil funcionÁrios até o final de 2013, segundo informações da agência Reuters. Um em cada cinco empregados serão cortados após a empresa ter perdido participação de mercado para a Apple e a Samsung. A companhia também calcula um prejuízo no segmento de celulares maior que o esperado para o segundo trimestre.

"Os cortes previstos são uma difícil consequência das medidas que acreditamos que devemos adotar para garantir a longo prazo a capacidade competitiva da Nokia", disse em um comunicado o executivo-chefe da companhia, Stephen Elop. "Nós não fazemos planos que possam afetar nossos empregados superficialmente, e como empresa vamos trabalhar incansavelmente para nos assegurarmos de que as pessoas afetadas recebam o apoio, as opções e a assessoria necessÁrios para encontrar novas oportunidades".

O objetivo da empresa finlandesa é cortar os custos operacionais anuais de sua divisão de Dispositivos e Serviços para 3 bilhões de euros até o fim de 2013. Em 2010 a empresa gastou 5,35 bilhões no segmento.

As ações da empresa despencaram mais de 10% nesta quinta-feira e estão abaixo do nível psicológico de 2 euros. Essa queda não era vista desde 1996. Desde que a Nokia anunciou a sua troca de plataforma de software para o sistema da Microsoft, em 2011, as ações da companhia perderam cerca de 70% do valor.

Os cortes de empregos, que incluem o fechamento da única fÁbrica da Nokia na Finlândia, elevam o total de reduções planejadas no grupo para mais de 40 mil desde que o presidente-executivo, Stephen Elop, assumiu a empresa em 2010.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.