Especialista afirma que áudio multidimensional é o próximo passo

"O Áudio ainda não chegou ao seu mÁximo, estÁ apenas começando a evoluir". Com essa afirmação, Alan Kraemer, vice-presidente executivo e CTO da SRS Labs, começou seu keynote no segundo dia do AFDS - AMD Fusion Developer Summit, evento que ocorre em Bellevue, Estados Unidos, entre 12 e 14 de junho e reúne algumas das principais referências no estudo da computação paralela. Em suas primeiras palavras, Kraemer enfatizou que o surround sound estÁ muito longe da realidade. "Não andamos por aí com caixas de som ao redor de nossas cabeças. É muito longe disso", completou, argumentando ainda que o paradigma do Áudio não muda desde que Walt Disney inventou o surround sound, em 1940, com o filme Fantasia.


Alan Kraemer diz que "'Áudio precisa evoluir" durante keynote no AFDS.

Mal havia subido ao palco e o executivo falou que o padrão de Áudio precisa ser revisto. "Definimos o Áudio pelo número de canais e caixas utilizadas em um sistema, o que é muito limitado. A qualidade depende do ambiente e da necessidade". A solução apresentada pelo executivo da SRS Labs para quebrar esse paradigma é o Áudio Multidimensional, ou MDA - Multi Dimensional Audio, em inglês.


 


A proposta da SRS é mudar um paradigma que resiste a 70 anos no segmento.

No MDA, o conceito de canais e caixas de som posicionadas de forma fixa é totalmente eliminado. Os sons passam a ser representados como objetos posicionados no espaço tridimensional. Dessa forma, qualquer sistema de renderização consegue mapear esses objetos de Áudio e reproduzi-los em sua totalidade, criando a melhor experiência possível em todos os tipos de dispositivos e ambientes.

AO Áudio multidirecional é a saída, segundo Kraemer.

Kraemer enfatizou que o MDA não é um codec! É uma linguagem aberta desenvolvida para trazer Áudio em quatro dimensões. Segundo ele, o MDA não compete com nenhum outro sistema de renderização de Áudio multidimensional existente, pois todos os outros sistemas podem renderizar MDA, caso queiram.

A grande vantagem do sistema desenvolvido pela SRS Áudio é criar uma experiência completa em Áudio, explicou Kraemer, citando como exemplo o mercado esportivo: "podendo capturar o som em qualquer parte do campo e da torcida, dando exata noção da localização espacial onde cada som foi emitido, possibilitando fÁcil edição e criando uma experiência mais imersiva e envolvente", exemplifica Kraemer.


Áudio multidimensional levarÁ transmissões esportivas a outro patamar, com total imersão no ambiente.

O vice-presidente executivo da SRS Labs definiu o momento como ideal para a implementação do MDA, pois, segundo ele, dois anos atrÁs não existia o hardware necessÁrio, e hoje a tecnologia estÁ disponível. Além disso, destacou que o Áudio baseado em objetos dimensionais trÁs novas e significantes oportunidades para implementação de métodos de renderização que criam Áudio mais avançado e envolvente que o atual surround sound. Salientou ainda que a forma de renderização adaptÁvel dinamicamente produz a melhor experiência possível, na maior variedade de dispositivos e ambientes, sendo perfeita para uso no cinema, teatro, em casa, tablets e celulares, totalmente adaptÁvel ao ambiente que o usuÁrio e seu dispositivo estão inseridos.


Modelo de como funcionarÁ o Áudio multidimensional

JÁ no "apagar das luzes", Kraemer disse que em seu ponto de vista é essencial criar uma tecnologia que expresse informação através do Áudio espacial. O MDA, além de fazer isso, ainda consegue dar um fim aos formatos variados e põem fim a guerra de canais, com um único MDA podendo ser renderizado em qualquer configuração de saída de Áudio e número de canais.

O player estarÁ disponivel para Linux, Windows, Mac, sistemas operacionais móveis, etc.

O jornalista viajou a Bellevue a convite da AMD.

Assuntos
Tags
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.