HSA Foundation vai reunir AMD, ARM e outras três empresas de tecnologia

Hoje, durante a AMD Fusion Developer Summit (AFDS), a AMD anunciou a formação da HSA Foundation junto com as empresas ARM, Imagination Technologies, MediaTek e Texas Instruments, que são alguns dos maiores nomes na Área de computação. Esta fundação funcionarÁ como um consórcio sem fins lucrativos que trabalharÁ para criar e promover soluções em computação heterogênea, que é a combinação dos processamentos grÁfico e de computação no mesmo chip. 

As companhias irão trabalhar em conjunto para chegar a uma arquitetura única e simplificar o modelo de programação, para ajudar desenvolvedores de software a tirar mais vantagem das capacidades encontradas em CPUs e GPUs modernas. Aqui você vai conferir fotos exclusivas da cobertura desta edição da AFDS feita pelo Adrenaline.


A sigla HSA significa Heterogeneous Systems Architecture, ou arquitetura de sistemas heterogêneos. Um dos principais objetivos deste consórcio serÁ facilitar o trabalho de criação dos programadores que fazem softwares para os processadores heterogêneos, batizados pela AMD de Advanced Processing Units (APU). Para isso, a fundação deve utilizar todos recursos de processamento disponíveis, desenvolvidos pelas empresas participantes ao longo dos anos.

Empresas como ARM e Imagination Technology, participantes do consórcio, jÁ possuem suas próprias tecnologias de GPU. Estes chips poderão ser usados para o processamento paralelo da mesma forma que algum as GPUs e APUs trabalham atualmente, processando parte do trabalho de CPU.

A ARM é também a maior empresa no mercado de processadores de baixo consumo de energia, responsÁveis pelas arquiteturas Cortex e Mali encontradas na maior parte dos processadores para celulares e tablets. Com a fundação, novos programas devem ser desenvolvido pela ARM para aproveitar a computação paralela, e a arquitetura de GPUs da AMD pode dar a vantagem definitiva na sua performance.


Na foto, os fundadores da HSA. À esquerda, Jim Devies, vice-presidente da ARM; Krishna Yarlagadda, presidente da Imagination Technologies, vestindo blazer claro; K. Laurence Loh, presidente da Media Tek; Matthew Locke, diretor do Centro de Desenvolvimento para Linux da Texas Instrument; e Manju Hedge, vice-presidente de Aplicações Heterogêneas e Soluções para Desenvolvedores na AMD.


Os nomes dos cinco fundadores da HSA Foundation são anunciados nos telões

As contribuições da AMD para a fundação até agora: manuais de programação, bibliotecas para o início das pesquisas e os primeiros investimentos.

Uma explicação sobre os propósitos da fundação, seus ideais não-lucrativos e o ideal de tornar a computação heterogênea mais acessível.

Como um consórcio independente, a fundação estarÁ aberta a qualquer empresa de computação profissional que tenha interesse em participar no desenvolvimento de soluções para a performance de computadores e eficiência energética. Os membros da HSA Foundation pretendem trabalhar no desenvolvimento de softwares para programadores em computação heterogênea, suporte e treinamento de profissionais, preparação de documentos e bibliografia sobre o assunto. 

A partir de agora com a HSA Foundation, um número maior de empresas estarão envolvidas com a ideia de computação heterogênea, um dos carros-chefes das novidades da AMD e assunto que serÁ mais debatido durante esta AFDS. 

Fique ligado aqui neste canal para mais notícias exclusivas sobre a conferência!

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.