Apple apresenta sistema próprio de mapas e melhoras no software Siri

A Apple revelou seu novo sistema de mapas para aparelhos móveis e melhorou as capacidades de busca de seu assistente de voz Siri, levando concorrência a territórios dominados pelo Google. O presidente-executivo da companhia, Tim Cook, que substituiu Steve Jobs em agosto de 2011, comandou o lançamento dos novos serviços, entre os quais estÁ uma barra de buscas no navegador Safari.



O novo sistema operacional móvel da Apple, o iOS6, estarÁ disponível a partir do final do ano e virÁ com o sistema de mapeamento "construído da base ao topo", disse Scott Forstall, que comanda a Área de software da Apple. O novo sistema substituirÁ o Google Maps, que até o momento vinha carregado automaticamente no iPad e iPhone, pelo aplicativo Apple de mapeamento, o que representarÁ grande revés para o Google, que obtém metade do trÁfego móvel ao seu serviço de mapas de aparelhos da Apple.

Agora a Apple farÁ tudo que pode para se tornar menos dependente do Google, disse Colin Gillis, analista da BGC Partners. "O que acontece é que um dia o Google pode decidir não fornecer mapas à Apple", disse Gillis. "Uma empresa não pode depender assim de um concorrente."

O serviço de mapas da Apple vem com um serviço de imagens tridimensionais de cidades chamado "Flyover", acompanhado com atualizações em tempo real a situação do trânsito e com recursos de orientação detalhados, que o Google oferece para aparelhos Android, mas não para aparelhos Apple.

E o Siri, o inovador serviço de buscas por voz instalado no iPhone que os usuÁrios criticam por seus defeitos e insuficiências, agora também estarÁ disponível no iPad e oferecerÁ respostas com base em um banco de dados amplo de informações especializadas, especialmente sobre esportes, cinema e restaurantes. O Siri também estarÁ integrado ao novo serviço de mapas, permitindo que os usuÁrios obtenham orientação passo a passo.

Charles Golvin, analista da Forrester, mencionou um novo aplicativo para o iPhone e iPad chamado Passbook, que organiza as passagens aéreas, ingressos de cinema e programas de fidelidade de um consumidor em seus aparelhos eletrônicos.

Por fim, os executivos anunciaram que a Apple havia integrado o serviço líder de redes sociais, Facebook, de maneira mais profunda ao sistema operacional, permitindo que usuÁrios do Siri publiquem fotos usando comandos de voz.
Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.