ASUS lança linha de placas-mãe AMD com suporte a Thunderbolt

A ASUS promoveu na Computex 2012 a sua nova linha de placas-mãe com soquete AM3+, baseadas nos chipsets Série 9 da AMD, com suporte à tecnologia Thunderbolt, de acordo com o site VR-Zone. Os modelos incluem o Crosshair V Formula-Z (990FX + SB950), M5A99FX PRO R2.0 (990FX + SB950), o Sabertooth 990FX R2.0 (990FX + SB950) e o M5A99X EVO R2.0 (990X + SB950). Todos estes vêm com o conector TB_HEADER no PCB, que permite a ligação com a placa de expansão Thunderbolt EX da própria ASUS.

Foto tirada durante nossa visita à sede da ASUS

O Thunderbolt EX é uma placa de expansão PCI-Express 2.0 x4, controlada pelo servidor Thunderbolt da Intel "Cactus Ridge 2C", e conta com um escudo EMI em toda a extensão de seu PCB. Seu painel traseiro apresenta uma DisplayPort, que é uma entrada para placas de vídeo, e um saída Thunderbolt + mini-DP.

Durante a Computex deste ano, acompanhamos o lançamento de diversos produtos com suporte ao Thunderbolt, indicando uma tendência do mercado, mas esta linha é uma das primeiras baseadas em processadores AMD a receber suporte à tecnologia.

Para entender mais sobre a tecnologia, leia o nosso artigo sobre o Thunderbolt.

Assuntos
Tags
  • Redator: César Massaki Teshima Soto

    César Massaki Teshima Soto

    Graduando de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, ganhou um Mega Drive aos 5 anos, mas nunca conseguiu fazer final em Sonic 2. Navegava pelas salas de bate papo nos tempos da internet discada e até hoje procura o disquete perdido com seu jogo salvo do América-MG no Elifoot 98.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.